Em visita técnica realizada ao Instituto Inhotim, no dia 1º de novembro, quarta-feira, os estudantes do quarto ano dos cursos técnicos integrados, acompanhados pelas professoras Ana Paula Carraro Borges e Mohana Zorkot, puderam estabelecer olhares diferentes sobre o conceito de arte.

A professora Ana Paula contou que os objetivos da visita eram aprofundar os conhecimentos sobre arte para compreender bem os aspectos do Modernismo na Literatura Brasileira e desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte. “A estrutura oferecida pelo museu Inhotim favoreceu para que os objetivos fossem alcançados. Há uma grande diversidade de trabalhos que dão ênfase a várias possibilidades artísticas, como o som, a imagem, dentre outros”, relata.

Ela afirmou que a visita ocorreu como o planejado e foi bastante produtiva. “Os alunos demonstraram grande interesse pela visita, que vinha sendo planejada desde o início do ano. Entre si, comentaram sobre as galerias visitadas e as percepções diferentes sobre um mesmo objeto artístico”.

A professora conclui que “a visita fez com que o conceito de arte, sobretudo a arte contemporânea, fosse repensado pelos alunos e associados às ideias estudadas no Modernismo, a partir da Semana de Arte Moderna (1922)”.

E os estudantes confirmam a professora. Luís Roberto, do quarto ano de Eletrotécnica, disse que “na visita a Inhotim tive uma mudança no pensamento em relação à arte. O importante da arte não é a figura ou escultura, mas sim o que ela pode transmitir para as pessoas, o sentimento é o que importa. Uma mesma imagem pode ter vários significados e despertar diversas emoções”.

Amanda Luiza, do curso de Administração destacou uma obra em especial. "A obra "Através" de Cildo Meireles me proporcionou uma visão de como a forma em que os objetos foram selecionados e colocados dão ideia de uma espécie de prisão. Por meio de um objeto central que se destaca e se encontra cercado podemos fazer a comparação de perceber o espaço e o mundo. A visita ao Instituto Inhotim foi bastante produtiva e proporcionou experiências únicas”.