A assistente social Ana Kelly Arantes

A assistente social do Campus Formiga, Ana Kelly Arantes (foto), participou e apresentou um trabalho no I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação e V Fórum de Serviço Social na Educação do GEPESSE: A educação e o Serviço Social no Contexto de Crise do Capital, realizado no Unesp em Franca/SP, de 24 a 26 de outubro.

Ana Kelly contou que o evento, de cunho internacional, é um importante espaço para os assistentes sociais que atuam na Política de Educação e, neste ano, trouxe a experiência de atuação em países como Portugal, Argentina e Angola, além de ser uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos com os colegas dos demais Institutos Federais.

O artigo “Formação técnica X Formação para cidadania: uma análise realizada no IFMG – Campus Bambuí” é resultado dos estudos e da pesquisa para a produção da sua dissertação de mestrado em Desenvolvimento Regional, cursado na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

A pesquisa teve como objetivo fundamental avaliar o nível de formação para a cidadania do Instituto Federal em Bambuí. Buscou-se compreender a proposta de formação oferecida analisando os conteúdos dos currículos, projetos pedagógicos e entrevistando os coordenadores dos cursos pesquisados. O propósito foi verificar se há compatibilidade entre a proposta pedagógica aplicada e os princípios norteadores de criação dos Institutos, que se fundamentam na ideia de uma formação que articule trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana.

“O artigo aponta nos resultados que uma educação voltada para cidadania, para formação mais humana, ainda é um desafio. Ensinar nossos estudantes a pensar para além dos conteúdos puramente técnicos na busca incessante por uma formação que veja o ser humano como um todo, apesar de preconizada na lei de criação dos Institutos  Federais, muitas vezes, na prática e no cotidiano acadêmico, se mostram insuficientes. Como assistente social que atua no IFMG, a busca por uma educação emancipadora deve estar sempre presente no meu fazer profissional, em consonância com o Projeto Ético Política da minha categoria”, ressalta a assistente social.