Uma das atrações da VII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do campus Formiga foi o Xadrez Gigante, que fez parte das Oficinas de Xadrez realizadas nos dias 23 e 24 de outubro. A proposta de atividade se enquadra como uma estratégia formativa que evidencia o xadrez como aprendizado e estratégia para o desenvolvimento pessoal.

A partir da dinâmica de palestras associadas ao jogo de xadrez, os alunos foram estimulados a refletir sobre o diálogo de negociação nos mais diversos contextos do qual participam e instigados a analisar e fazer escolhas que determinarão sua maneira de agir. As palestras ministradas por Bruno Jacomini, especialista nas áreas de xadrez e coaching, abordaram a construção de habilidades, por meio do xadrez, que possibilitem auxiliar os alunos no desenvolvimento de ações criativas, que não se encerram na reprodução de conhecimentos. Além disso, a atividade desenvolvida pelo coach norteou ideias baseando-se em disponibilidade para mudança, participação de processos coletivos de formulação de prática, trabalhando a natureza dos conhecimentos, numa perspectiva de incentivo à pesquisa.

As palestras “O xadrez como estratégia para o desenvolvimento pessoal” e “Xadrez: Criatividade e Inovação” e as oficinas de xadrez chamaram a atenção de alunos e professores. Álita Castro dos Santos, aluna do 4º período do curso de Administração e integrante da Empresa Júnior do IFMG – Campus Formiga participou das oficinas e relatou: “tive o prazer de conhecer um grande professor de xadrez, Bruno, que levou ao nosso campus conhecimento e experiências na área. Ele, com muita calma e paciência, apresentou muita capacidade sobre o assunto. Eu, como aluna, tive o privilégio de conhecê-lo e aprender sobre o xadrez, além de técnicas, o conhecimento nos leva a pensar sobre outras questões associadas à vida. Com certeza levarei para a minha vida a experiência de conhecer o jogo”.

O depoimento do professor Alcides Farias Andrade enfatiza a relevância das atividades realizadas no campus. “As oficinas de xadrez foram muito importante para a nossa Instituição, nelas encontramos pessoas dispostas a aprender o jogo, outras apenas interessadas em uma boa disputa, bem como os entusiastas da bela arte de Caíssa. Dentro do ambiente escolar, o xadrez deve ser estimulado e praticado não somente pelo seu elevado nível de abstração e complexidade decorrentes dos múltiplos cenários que surgem no decorrer da partida, mas também, porque desenvolve a concentração, a capacidade de análise de situações e a busca por respostas otimizadas na resolução de problemas. Acredito que o xadrez pode ser muito mais que apenas um jogo e isto pôde ser visto nas palestras, ele é capaz de oferecer instrumentos para a vida”.

A professora Aline Rodrigues Alves destacou a importância do xadrez na escola. “As oficinas de xadrez me propiciaram uma visão mais ampla sobre o jogo. Aprendi que as estratégias que precisamos desenvolver para jogarmos podem ser aplicadas de forma prática na vida pessoal. Portanto, os benefícios que o indivíduo pode obter ao jogar xadrez vão muito além de vencer um jogo no tabuleiro. Seria muito bom se as escolas pudessem implementar esta atividade em seus currículos. Assim, de forma lúdica, os alunos aprenderiam sobre tomada de decisões baseado na urgência e importância das ações, como ser proativo, traçar estratégias. Espero oportunizarmos trabalhos com o xadrez mais vezes aqui na escola, trazer mesmo para o cotidiano”.