Nos dias 08 a 10 de maio aconteceu o I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste (Conpisud) do Instituto Federal Fluminense (IFF), sediado na cidade de São João da Barra/RJ. O Campus Formiga esteve representado por professores e estudantes, sendo que destes, dois estudantes de cursos de graduação apresentaram trabalhos desenvolvidos por meio de projetos de iniciação científica fomentados pelo Campus.

A aluna do 9º período de Engenharia Elétrica, Thauany Oliveira Silva, apresentou o trabalho “Proposta de curva QV para barramentos de carga em sistemas de distribuição de energia utilizando reguladores de tensão”, orientado pelo professor Renan Souza Moura. O estudante, Ravel Alvarenga Coelho, do 7º período de Matemática, participou com o trabalho “Modelagem matemática: uma comparação entre o volume real do ventrículo esquerdo bovino e o volume obtido por dois diferentes métodos matemáticos”, orientado pelo professor José Sérgio Domingues.

Thauany Silva (foto à esquerda) afirma que a participação no evento lhe possibilitou um amplo networking com estudantes de diversas áreas e falou sobre como foi participar do evento. “A oportunidade de conhecer trabalhos de diversas aéreas, profissionais capacitados e pesquisadores com um vasto conhecimento fez com que a experiência da participação no congresso tenha sido incrível, agregando valores na minha vida pessoal e profissional. A apresentação do trabalho realizado por mim, pelas minhas colegas de trabalho, Maristela e Marielly, me proporcionou a oportunidade de expor para a área acadêmica da região Sudeste, uma nova metodologia de cálculo da curva QV, ferramenta essa, essencial no estudo de estabilidade de tensão”.

Sobre o projeto de pesquisa que desenvolve, ela destaca os aprendizados e benefícios. “Realizar esse projeto de pesquisa abriu várias portas na minha vida profissional. Além da participação no congresso, foi o fator determinante na conquista do meu estágio na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Dessa forma, gostaria de agradecer ao meu orientador, Renan, pela oportunidade e todos os ensinamentos, e também à Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPPG) do IFMG - Campus Formiga pelo apoio financeiro para a execução do projeto e pelo auxílio financeiro para a participação no congresso” finaliza.

Ravel Alvarenga (foto à direita), estudante da Matemática, conta que, durante o evento, conheceu um estudante de outro Instituto Federal que desenvolve um projeto na mesma área que ele e que foi possível uma grande interação. “Durante a apresentação dos pôsteres, havia um aluno do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) que desenvolveu um trabalho que também envolvia Modelagem Matemática, porém utilizando um software 3D. Por meio do meu diálogo com ele, percebi que o software utilizado pode ser útil no decorrer do nosso projeto”.

Sobre o evento ele destaca que foi possível divulgar sua pesquisa, que relaciona a Matemática ao estudo do coração, por meio da Modelagem Matemática, e também representar o IFMG - Campus Formiga em um congresso da região Sudeste. “O Conpisud foi um evento com trabalhos de diversas áreas, além das ciências exatas. Tal fato me possibilitou enxergar os vários tipos de pesquisa que podem e são feitos nos Institutos Federais".

Mesa redonda durante o evento