Na última sexta-feira, dia 24/08, o curso de Licenciatura em Matemática do IFMG - Campus Formiga promoveu uma palestra sobre mestrado em Educação e escrita de pré-projeto de pesquisa, proferida pela egressa do curso, Marina Andrade Alves da Silva, que formou-se em Licenciatura em Matemática no IFMG - Campus Formiga no ano de 2017 e, atualmente, é aluna do programa de pós-graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursando mestrado em Educação Matemática.

Em sua apresentação, Marina abordou temas como o que é um mestrado em Educação, como encontrar os programas de mestrado, como elaborar um pré-projeto de pesquisa e destacou que, durante sua formação no curso de Licenciatura, alguns fatores que contribuíram para sua formação foram a participação como bolsista do PIBID de 2014 a 2017; a participação em um projeto de pesquisa com a professora Lúcia Helena Costa Braz – o que a motivou a seguir os estudos na área da Educação; a participação em eventos da área de Educação, como os Encontros do PIBID do IFMG e o Congresso Internacional de Ensino de Matemática (CIEM).

Além dessas atividades, a mestranda também falou sobre o apoio de todos os docentes do curso, em especial das professoras Mônica Lana da Paz e Lúcia Helena Costa Braz, que foram determinantes no momento da escolha do mestrado e escrita do pré-projeto. Durante o curso como um todo, Marina afirma que procurou dar a mesma importância e atenção às disciplinas didático-pedagógicas e específicas, o que contribuiu para descobrir uma vocação dentre elas.

Para o coordenador do curso, professor José Sérgio, “a palestra proferida pela Marina, egressa do curso de Matemática do nosso campus, foi, sem dúvida, um momento de grande importância para nossos atuais alunos. Nesse encontro, ela tratou sobre assuntos que muitos deles possuem dúvidas, por exemplo, como procurar por bons cursos de pós-graduação strictu sensu, como escrever pré-projetos de pesquisa, como se portar em entrevistas de seleção, currículo lattes e formas diversas de melhorar a eficiência na pesquisa de trabalhos científicos. Também foi destacado, na palestra, a acentuada percepção da qualidade do nosso curso, que ficou mais clara para nossa egressa após conhecer outras realidades. Foi um momento positivamente marcante para todos os presentes”.