O Campus Formiga teve participação recorde no Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFMG, com cerca de 40 inscritos, sendo eles estudantes e docentes orientadores. O evento aconteceu no IFMG - Campus Sabará, nos dias 23 e 24 de agosto, com o objetivo de oferecer aos estudantes, oportunidade para apresentarem trabalhos de pesquisa ou de inovação que estão sendo desenvolvidos junto aos seus orientadores.

Paralelamente ao SIC, ocorreram outros eventos e atrações como o Simpósio de Pós-Graduação (SIMPOG) e os Seminários de Internacionalização do IFMG, além de outras atrações no Planeta Inovação, nome do evento que ofereceu todas essas atividades.

As áreas acadêmicas do Campus Formiga estiveram representadas pelos docentes do curso de Administração Daniel Fonseca Costa e Liliane de Oliveira Rezende, Diego Mello da Silva do curso de Ciência da Computação, Ulysses Rondina Duarte de Engenharia Elétrica e Sílvia Letícia Cupertino dos Santos da formação geral. Representantes da Empresa Júnior Multicursos do IFMG, a CHC Jr., também estiveram presentes no evento.

Para o Secretário de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Formiga, Lélis Pedro de Andrade, o evento Planeta Inovação do IFMG foi muito importante tanto para valorizar a formação de jovens estudantes de iniciação científica, quanto para disseminar a cultura da pesquisa, inovação, pós-graduação e internacionalização.

Premiações de estudantes do Campus Formiga no SIC

A organização do SIC selecionou trabalhos para receberem premiações de destaque na pesquisa e o Campus Formiga teve dois projetos premiados. O projeto de iniciação científica intitulado “Influência do sistema fotovoltaico no preço médio de energia elétrica no Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga”, que recebeu o prêmio de segundo lugar na categoria geral do SIC. Este projeto é desenvolvido pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica: Geovanna Andrade Garcia Leão (Bolsista), Gustavo V. Mesquita e Ana Carolina S. Castro, orientados pelos professores Paulo Alecrim, Renan Moura e Carlos Renato Borges dos Santos.

Geovanna Leão

''Acredito que as iniciações científicas são mecanismos institucionais, em que busca-se o conhecimento relativo a cada área de atuação, formula-se um problema, se coleta dados, os analisa e por fim, obtém-se as conclusões necessárias. Tal mecanismo tem fundamental importância para o desenvolvimento e envolvimento do instituto com os alunos, afim da proliferação de todo o conhecimento dado em sala de aula ou não.  Deste modo, tal experiência tornou-me uma aluna mais perspicaz, aumentando minhas habilidades estudantis, além de despertar meu interesse por outras áreas" relata a estudante Geovanna Leão – Estudante do curso de Engenharia Elétrica do IFMG – Campus Formiga.

O outro projeto intitulado “Modelo dinâmico para otimizar o processo de calcinação em fornos verticais na região do centro oeste de Minas Gerais” recebeu o prêmio de destaque científico no SIC. Ele é coordenado pelo professor Ricardo Carrasco Carpio e integrado pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica Gabriel Lopes (Bolsista) e Lucas R. Oliveira.

Gabriel Lopes conta que participar do SIC foi uma experiência muito importante, pois a partir destes eventos os estudantes podem compartilhar os conhecimentos adquiridos através da participação de projetos de pesquisa, além de poder absorver conhecimento sobre os mais diversos ramos de pesquisa existentes, hoje, dentro das instituições.

“Ter oportunidade de poder compartilhar todo o conhecimento adquirido e ser reconhecido pelo esforço é muito gratificante. O modelo dinâmico para otimizar o processo de calcinação em fornos verticais na região Centro-Oeste de Minas Gerais, se trata de um projeto de pesquisa aplicada em parceria com a empresa Gecal, desenvolvido em conjunto com o aluno Lucas Ribeiro de Oliveira, com intuito de avaliar o processo produtivo da cal da referida empresa e propor ferramentas que auxiliem a produção da cal de forma mais eficiente e que informe aos usuários as condições de operação dos fornos, de modo a melhorar e ter um maior controle  do processo”, relata o estudante Gabriel Lopes.

A Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPPG) do Campus Formiga parabeniza aos autores pelas premiações, bem como a todos orientadores e estudantes que desenvolvem projetos de pesquisa e valorizam a iniciação científica no Campus. Aos interessados (as) em conhecer a lista dos projetos de iniciação científica em andamento no Campus, acessem esse link.

Professor Ricardo Carpio e o estudante Gabriel Lopes
Participantes do Campus Formiga no SIC 2018