As estudantes Francielly Bento e Brenda Almeida e o professor José Sérgio

O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade de Campinas (Unicamp) foi palco do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2018).

Neste evento, no dia 18 de setembro, a estudante do curso de Licenciatura em Matemática, Brenda Cristina Almeida, apresentou um trabalho oriundo do projeto de pesquisa do qual participa no Campus. Também participaram do congresso a estudante Francielly dos Santos Bento e o professor José Sérgio Domingues.

O trabalho  intitulado "As diferenças percentuais entre dois métodos matemáticos quando comparados com o volume real do ventrículo esquerdo" contém o resultado preliminar da comparação entre o volume real do ventrículo esquerdo de bovinos com dois métodos matemáticos e que serviram de base para o trabalho recentemente publicado no Mathematical and Computational Applications.

Este trabalho é mais um fruto do projeto de pesquisa Modelagem matemática e a correlação entre o volume e a área do ventrículo esquerdo, coordenado pelo professor José Sérgio e integrado pelos orientandos Francielly dos Santos Bento, Brenda Cristina Almeida, Ayanne de Oliveira Castro e Ravel Alvarenga Coelho.

Desde o início do projeto, foram feitas cinco apresentações de trabalhos em eventos por diferentes integrantes do grupo, sendo a primeira na Jornada do IFMG 2017, seguida de eventos em Lavras, São João da Barra, Lisboa e mais recentemente em Campinas, além de um artigo publicado internacionalmente.

Para os bolsistas, que estão no último período do curso de Licenciatura em Matemática, a participação nesses eventos possibilita um grande crescimento acadêmico, proporcionando uma compreensão melhor de como a pesquisa funciona, além de contato com pesquisadores de diversas instituições.

Eles descrevem que “as apresentações levaram a um amadurecimento no que se refere a como escrever e a como apresentar um trabalho e ao conhecimento de diversas áreas de pesquisas existentes que não conheceríamos se não fosse por esses eventos, além da ampliação dos nossos conhecimentos culturais. Também levantaram discussões interessantes com outros pesquisadores a respeito dos temas em questão e muitas vezes mostraram possibilidades de prosseguimento nos estudos após a graduação”.