Iniciado em agosto de 2017, o projeto “Semáforo inteligente para controle de fluxo mediante detecção de presença” foi desenvolvido em parceria com pesquisadores do Polo de Inovação IFMG e empresários da empresa fabricante de semáforos Sema-SEG. Na manhã desta sexta-feira, 21 de setembro, ocorreu a apresentação de conclusão do primeiro projeto do Polo, na Sala de Laboratórios Automotivos.

Nesta fase de conclusão dos trabalhos, estiveram presentes os diretores da Sema-SEG, Dimítrius Guilherme Ferreira Borges e Marcos Valério Borges; os representantes do Polo de Inovação: o diretor Geral, Alexandre Pimenta, e o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Adriano Olímpio Tonelli - que durante a execução do projeto exerceu a função de coordenador de Gestão e Prospecção de Projetos de PD&I do Polo de Inovação; e os membros do projeto: o coordenador Niltom Vieira Junior; pesquisadores Fernando Paim Lima, Carlos Bernardes Rosa Júnior e Roger Santos Ferreira e os alunos Robes Silvério de Jesus Júnior e Samuel Gomes Duque.

Durante a reunião, o diretor do Polo, Alexandre Pimenta, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e ressaltou a importância do investimento em pesquisas e das vantagens que as empresas poderão obter ao firmar parceria com o Polo, que está voltado para a inovação tecnológica em "Sistemas Automotivos Inteligentes".

O diretor da Sema-SEG, Dimítrius Borges, também enfatizou a importância do investimento em pesquisas. "Diria que as vantagens do modelo Polo/EMBRAPII se resumem em duas coisas: a primeira é aproximar pesquisadores e indústria, o que ajuda a alavancar projetos de ponta com qualidade de desenvolvimento. E, a segunda, que se refere mais ao meu caso, é oferecer capital intelectual especializado para quem não o tem. Sem essa parceria, não conseguiríamos os resultados que estamos tendo agora no curto ou mesmo médio prazo" (Veja mais). (LINK:https://youtu.be/bmF0b1_ig38)

O desenvolvimento do projeto teve como objetivo geral incorporar o conceito de ITS (Intelligent Transportation System), que consiste em agregar inteligência à gestão do transporte viário, refletindo em maior segurança pública e economia direta e indireta com a melhoria do fluxo de veículosnas vias.

O projeto “Semáforo Inteligente” foi o primeiro contrato que o Polo de Inovação IFMG assinou com o setor privado, demonstrando que os pesquisadores do IFMG têm competido em igualdade com as principais instituições de PD&I do país. O contrato foi fechado nos moldes do programa Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), em que a composição de custeio é dividida da seguinte forma: um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Embrapii e os outros dois terços são divididos entre o Polo de Inovação e a empresa parceira.

A Sema-SEG trabalha com sinalização semafórica diversificada, desenvolvendo os seguintes produtos: controlador de tráfego, placas, suporte, grupo focal, sinalização horizontal, dentre outros. A empresa presta serviços para o país inteiro. Em Formiga, já foram instalados nas ruas semáforos produzidos pela companhia.

Pesquisador Fernando Paim e diretores da Sema-SEG acertam os detalhes da pesquisa desenvolvida no projeto

Representantes do Polo de Inovação, diretores da Sema-SEG, professores/pesquisadores e alunos durante a apresentação de conclusão de projeto