Alunos do curso de graduação em Engenharia Elétrica, especificamente das disciplinas laboratoriais de Conversão, Eletrônica 1 e Eletrônica 2 apresentaram no dia 08 de novembro, resultado de projeto interdisciplinar proposto pelos professores Mariana Guimarães dos Santos e Gustavo Lobato Campos.

Segundo os professores, é fato a presença cada vez maior de alternativas às tradicionais metodologias de ensino, nesse contexto, foi proposta atividade interdisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos que aprimorassem competências exigidas pelas disciplinas às quais eram os responsáveis.

Outro objetivo foi promover o desenvolvimento de competências como proatividade, pragmatismo, criatividade, trabalho em equipe, sendo essas, fundamentais para os profissionais atuais. "Queríamos desenvolver competências de engenheiros, engenheiros resolvem problemas", diz o professor Gustavo Lobato.

A professora Mariana Santos comentou que “os resultados superaram as expectativas, tanto dos docentes quanto dos discentes”.

Os discentes aprovaram a ideia. O estudante Marcos Vinícius, cita que ”através da experiência adquirida no mercado de trabalho e transmitida pelos professores, conseguimos vivenciar os processos de idealização, planejamento, elaboração e validação através do projeto interdisciplinar” e André Eufrásio destacou que “por ser uma atividade extraclasse ofereceu um desafio maior”.

Guilherme Moreira afirmou que “o projeto interdisciplinar nos permitiu visualizar de forma mais clara e objetiva as interconexões de áreas dentro da Engenharia, desta forma nos estimulou a desenvolver habilidades não apenas relativa às matérias. De uma forma geral nos proporcionou uma experiência em que nos fizeram pensar "fora da caixa". Por último gostaria de destacar que a experiência deste trabalho contribuiu de forma bastante positiva para o nosso desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional”.

Sarah Silveira citou que “o projeto foi positivo, principalmente quando se trata da forma de avaliação. Quando temos prova, focamos em saber e decorar aquela matéria específica. O projeto força você a buscar o conhecimento que não aprendemos como matéria e, principalmente, é mais fácil ver a aplicação fora da sala de aula, no campo de trabalho. A questão do projeto ter sido interdisciplinar foi ainda mais positiva, pois associamos coisas que, se isoladas, não teríamos a mesma capacidade de associação”,

Por fim, Geovanna Leão diz que achou a experiência muito produtiva. “A ideia de fugir um pouco dos roteiros de aula e deixar a gente livre pra aprender o que precisávamos em minha opinião, foi de melhor aproveito.”

Os professores citaram que nas últimas edições do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), ações como essas têm sido muito valorizadas como alternativas pedagógicas às tradicionais metodologias de ensino, pois promovem maior interesse dos alunos e desenvolvimento de interdisciplinaridades. A proposta de elaborar um projeto integrado entre diferentes disciplinas faz parte de ações que vem sendo tomadas pelo Grupo de Soluções em Engenharia (GSE), do qual os professores fazem parte, no sentido de incentivar os alunos na melhoria de sua formação, estimulando a participação dos discentes envolvidos em congressos, promovendo projetos de pesquisa, ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso com impacto econômico-social na região de Formiga.

Seguem abaixo algumas imagens de alguns dos trabalhos.