Realizado nos dias 13 e 14 de novembro, sob a organização do IFMG – Campus Formiga, Unifor/MG e Sebrae, o “E Se? Festival de Inovação e Cultura Empreendedora” com o apoio da Prefeitura, ACIF/CDL e de outros importantes parceiros que compartilham o desejo de fomentar o empreendedorismo e a inovação no município e na região.

O evento teve sua abertura na noite do dia 13, com tradução simultânea em Libras durante a solenidade realizada no Auditório Padre Aurélio e foi abrilhantado por apresentações de duas bandas da Secretaria Municipal de Cultura. A mesa de honra foi composta pelo reitor do Unifor, Marco Antônio de Souza Leão, pelo diretor-geral do Campus Formiga, Washington Santos da Silva, pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Formiga, Alex Arouca, representando o prefeito Eugênio Vilela, pelo professor Miguel Rivera Peres Junior, coordenador do evento, pela analista técnica do Sebrae, Ana Paula da Silva e pela coordenadora do Programa Municipal de Incubação Avançada de Empresas de Base Tecnológica (Prointec) de Santa Rita do Sapucaí, Dani Lúcia Xavier.  

Após os discursos dos componentes da mesa, que foram marcados por mencionarem o momento histórico e importante da união de duas instituições de ensino superior de Formiga, em um momento onde existe a necessidade de começara a mudar e de trazer a população para esse ecossistema de inovação, a satisfação estava estampada nos rostos de todos.

E, para seguir a linha, a palestra de abertura teve o tema “Por que só se fala em startups? Possibilidades de investimento, inovação e empreendedorismo no mundo contemporâneo” ministrada pelo professor Álvaro Rodrigues Pereira, um empreendedor e pesquisador que desenvolve diversos projetos de inovação. Em sua fala, ele destacou processos de evolução do público cliente e da produção de itens, assim como formas de se começar a empreender.  

Durante o evento, realizado em cinco espaços diferentes: EMMEL/UAB, IFMG Campus Formiga, Unifor, Emart e Ipê Urbano, o público pôde desfrutar de minicursos, oficinas, workshops e discussões voltadas para o tema, além de ações culturais. O objetivo é a sensibilização da comunidade acadêmica das instituições de ensino do município e empreendedores da cidade e da região para a importância de criar um ambiente propício ao empreendedorismo e à inovação.

Além dos apoios já mencionados, destacam-se ainda, Paróquia São Vicente Férrer, CHC Jr Empresa Júnior Multicursos do IFMG - Campus Formiga, Colégio Santa Teresinha; Buffet Classe e Sabor; Padaria Rei do Pão, Ipê Urbano; Supera – ginástica para o cérebro e Produtos Padre Trindade.