O trabalho “Empreendedorismo Feminino: Análise das Características e Estilo Liderança de Empreendedoras de Startups”, produzido por uma ex-aluna do Campus Formiga, Mayra Mendonça Rodrigues, com a co-autoria das estudantes Larissa Mayumi Azuma e Iara Nunes Rocha e do professor Luiz Guilherme Antunes, da área de Gestão, foi indicado entre os três melhores artigos da área de Comportamento Humano nas Organizações no XI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (XI Congresso Casi).

O trabalho aponta os estilos e características de liderança de empreendedoras de startups. Dessa forma, analisa-se o contexto sócio histórico das pesquisadas de modo a mostrar como esse contexto culminou nas características e estilos de liderança das mesmas. Luiz Guilherme explica que, “o trabalho torna-se relevante, à medida que se compreende que a gestão feminina é diferente dos demais estilos de gestão, principalmente do estilo masculino. Isso permite desenvolver e ampliar as teorias feministas, ao ponto de melhor compreender os modelos de gestão desse público, bem como permite traçar políticas públicas focadas na disseminação e incentivo ao empreendedorismo feminino”.

O docente conta que o próximo passo para essa pesquisa é desenvolvê-la para a publicação em um periódico. “É importante ressaltar que as alunas, atualmente no 2º período e cursando a disciplina Metodologia Científica, estão trabalhando com a professora Arlete Abreu, no aperfeiçoamento do trabalho, pois, entendeu-se que para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos devia-se continuar o trabalho realizado no período anterior, na disciplina de Introdução a Pesquisa Científica.

Sobre a premiação ele afirma que “a indicação ao prêmio no Casi demonstra o esforço de desenvolver a ciência dentro do Campus. Logo, tal indicação nos dá um feedback do trabalho desenvolvido em parceria entre os professores, coordenação, Diretoria de Ensino e Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Em outras palavras, compreende-se que o ensino precisa ser vinculado com a pesquisa, de modo que desenvolvam a ciência por meio da geração de pesquisadores curiosos, críticos e éticos”.

Ele completa que, “estar entre os três indicados nessa premiação representa dois aspectos: o primeiro, em relação ao potencial dos alunos. Corresponde, sobretudo, ao pressuposto de que, com  esforço, os alunos conseguem bons resultados, especialmente ao se considerar que tal resultado foi proveniente de alunos do 1° período do curso de Administração. Segundo: representa o sucesso da estratégia de ensino empregada. Assim, a metodologia ativa de ensino com pesquisa alinhada com a atuação das alunas refletiu no bom desempenho delas, acarretando na indicação ao prêmio”.

O congresso

De acordo com o professor Luiz Guilherme, o Casi é um evento que vem ganhando maior aceitação dos pesquisadores brasileiros em Administração e, a cada ano, supera o número de trabalhos recebidos para avaliação e publicação no congresso.

Conforme descrito no site do Casi, o critério de escolha dos melhores trabalhos é pela pontuação média das avaliações dos referees dentro de cada área temática. Assim a seleção dos melhores trabalhos por área. Os três trabalhos com as maiores pontuações entre as áreas temáticas são enviados para os coordenadores que avaliam e indicam a colocação para fins de premiação.

Apresentação

O trabalho será apresentado no dia 06 de dezembro, às 10h, na Escola de Comando e Estado - Maior do Exército (Eceme) no Rio de Janeiro/RJ. A cerimônia de premiação será no mesmo dia.

Outro trabalho desenvolvido na disciplina também foi aprovado no congresso. O trabalho tem como título: “Endividamento precoce de jovens universitários que moram sozinhos ou com os pais”, dos autores Alessandra de Souza, Lucas Henrique de Souza Teixeira, Iago Henrique Gonçalves, Heverton Alex de Paula, alunos do curso de Gestão Financeira do IFMG - Campus Formiga que fizeram a disciplina de Introdução a Pesquisa no primeiro semestre de 2018.

Congresso Casi

Programação/indicação