O 17th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, Encit 2018, foi realizado de 25 a 28 de novembro, em Águas de Lindoia (SP), e estudantes e um professor do Campus Formiga estiveram presentes para, além de acompanharem o evento, apresentarem seus trabalhos resultantes de projetos desenvolvidos no IFMG - Campus Formiga.

Os dois trabalhos apresentados são orientados pelo professor Diego Luís Izidoro Silva, presente no evento. Um deles é o "Development of a computational model for simulation of Organic Rankine Cycles (ORC)", desenvolvido pelos estudantes Carine Flávia dos Reis e Gregory Lenon Leite Viana, com a colaboração externa de Júlian Restrepo Lozano. Este trabalho é resultado de um projeto de iniciação científica desenvolvido no Campus Formiga que tem como objetivo a criação de uma ferramenta computacional para simulação e análise de sistemas de geração de energia elétrica baseados em ciclos Rankine orgânicos. No Encit, foram apresentados os resultados parciais do projeto.

O outro trabalho "Low-cost Solar Heater: a report of a project for dissemination of this technology in Formiga - Minas Gerais" é desenvolvido pelos estudantes Robes Silvério de Jesus Júnior e Felipe Machado Romeros. Também é resultado de um projeto, porém de extensão, que tem como objetivo a disseminação de uma tecnologia de aquecedor solar de baixo custo na cidade de Formiga/MG e região. No congresso, foi apresentado um relato de experiência do projeto, bem como os resultados parciais obtidos.

O Encit é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e organizado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).

O professor Diego diz que o evento é uma ótima oportunidade para ter contato com outras profissionais, inclusive de instituições do exterior; conhecer outras áreas de pesquisa; trocar experiências com outros estudantes, além de trazer novas ideias para futuros projetos de relevância que poderão ser desenvolvidos no IFMG - Campus Formiga.

Ele completa que considera muito importante incentivar os alunos a publicar artigos e a participar de congressos. “Em eventos como o Encit  é possível conhecer novas áreas de pesquisa e ter contato com outros estudantes e profissionais de Engenharia. Sem dúvida, é uma ótima oportunidade para enriquecer o conhecimento, mesmo que o estudante não siga a carreira acadêmica, a participação em congressos contribui bastante na sua formação. Por isso, recomendo aos meus colegas professores que também incentivem seus alunos a participarem. Agradeço à Secretaria de Extensão, Pesquisa, e Pós-Graduação (SEPPG) pelo apoio e ao campus pelo auxílio financeiro".

Os estudantes que foram ao evento concordam com o professor. Gregory Viana destaca que, “atualmente é necessário aumentar nossos conhecimentos para sermos competitivos no mercado de trabalho. A participação em um congresso como esse é uma ótima oportunidade de se atualizar e se envolver com temáticas novas, além de fazer contato com pessoas envolvidas na área da Engenharia. Esse evento abre espaço para a apresentação de trabalhos científicos e é o momento oportuno para divulgar nossos projetos e nosso potencial para um grupo seleto de profissionais, com isso, nós alunos, somos motivados no nosso curso. Ressalto ainda que é de grande importância o incentivo dos docentes do Instituto para que os acadêmicos participem de palestras, seminários, congressos, onde haja troca de informações, pois é um momento de novas realidades, experiências e convivências que se transformam em novas aprendizagens".

Carine Reis também menciona que "além de enriquecer e atualizar os conhecimentos na área do projeto de pesquisa que estamos desenvolvendo sob orientação do professor Diego, também foi possível fazer contato com diferentes tipos de pesquisadores que transmitiram conhecimento decorrente de suas experiências profissionais. Na parte científica tivemos a oportunidade de produzir e divulgar um artigo relacionado ao projeto, evidenciando o nome da instituição em eventos desta natureza. Tal feito nos incentiva a ingressar na carreira acadêmica e desperta o interesse na área de pesquisas, nos apresentando a um universo não muito explorado na vida acadêmica”. E faz agradecimentos. “Deixo meus agradecimentos ao IFMG que nos concedeu auxilio financeiro para participar de um evento de tamanha importância e principalmente ao professor Diego pela disponibilidade e incentivo em contribuir para sairmos profissionais mais qualificados do Instituto".

Saiba mais sobre o Encit: https://eventos.abcm.org.br/encit2018/

O estudante Gregory Viana durante apresentação