Intercâmbio

Alunos interessados em enriquecer a vivência acadêmica com atividades no exterior têm, nos próximos dias, várias oportunidades de se informar a respeito e até mesmo concorrer a programas internacionais. Em Belo Horizonte, duas feiras sobre intercâmbio ocorrem ainda no mês de abril – uma com foco em instituições dos Estado Unidos, outra sobre Austrália e Nova Zelândia. Também para este último país são as oportunidades de um programa de bolsas de estudos ofertado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Além disso, estão abertas inscrições para estágio na Alemanha. Confira abaixo.

Diante das diversas oportunidades em aberto, a Assessora de Relações Internacionais do IFMG, Ana Cristina Magalhães destaca a importância de os alunos atentarem para a realização do Toefl (Test of English as a Foreign Language), exame de proficiência em língua inglesa que o Instituto disponibiliza, gratuitamente, aos seus estudantes. “Atualmente, as provas estão sendo ofertadas nos campi Bambuí, Congonhas, Governador Valadares, Ouro Branco e Santa Luzia, mas alunos de todo o IFMG podem se inscrever, acessando o site do programa Inglês sem Fronteiras", explica.

EducationUSA traz universidades americanas

Belo Horizonte recebe, no dia 8 de abril, das 17h às 20h, a 2ª edição da feira EducationUSA, evento que tem o propósito de promover o encontro entre instituições renomadas dos Estados Unidos e interessados, principalmente, em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e inglês intensivo. O evento, que tem entrada franca, ocorre no Hotel Mercure (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes).

A Feira é realizada pelo EducationUSA, instituição afiliada ao Departamento de Estado Americano, e reunirá universidades como University of New Mexico, California State University San Marcos, Butte College, University of Colorado Denver, Full Sail University, Pittsburg State University, SUNY Plattsburgh, Mississippi College, entre outras que oferecem cursos em diferentes áreas, como: relações internacionais, economia, engenharia, moda, gastronomia, designer, inglês intensivo e outros. Um dos diferenciais do evento é o contato direto dos estudantes com os representantes das instituições, que, muitas vezes, são também os responsáveis pelo recrutamento dos alunos.

Quem estiver presente na Feira poderá assistir palestras para entender melhor o processo de admissão nestas universidades, como funciona o dia-a-dia de cada uma delas e também sobre quais provas serão necessárias ao longo do processo. Representantes do Consulado dos Estados Unidos em Belo Horizonte também estarão presentes para esclarecer dúvidas a respeito do processo de pedido de visto para estudantes. Saiba mais.

Expo Educação: Austrália + Nova Zelândia

Grandes instituições de ensino da Austrália e da Nova Zelândia estarão presentes à Expo Educação, dia 14 de abril, das 15h às 20h, também no Mercure Belo Horizonte (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes). A feira, dedicada aos que têm interesse em estudar nesses dois países, traz informações sobre centenas de cursos de pós-graduação, graduação, técnicos e de inglês.

Os participantes também podem obter informações sobre como estudar e trabalhar no exterior e orientação completa para todas as etapas da viagem, além de assistir palestras com intercambistas contando suas experiências e como o intercâmbio os ajudou no crescimento profissional.

Esclarecimento de dúvidas sobre sua viagem de estudos, processo de visto, custos que envolvem o processo do intercâmbio, opções de financiamento e cotações do planejamento também poderão se obtidos durante o próprio evento.

A programação completa e o cadastro para acesso à feira estão disponíveis no site do evento (acesse).

Bolsas na Nova Zelândia

A Embaixada da Nova Zelândia no Brasil está com vagas abertas para o programa de Bolsas de Estudos no país, com oferta de cursos de pós-graduação (Mestrado, Especialização e Certificação de Pós-graduação) em diversas áreas de pesquisas relacionadas a desenvolvimento. Candidatos que queiram desenvolver estudos acadêmicos nas áreas de Agricultura e Energias renováveis terão preferência.

A duração dos estudos varia entre 6 meses e 2 anos, de acordo com o tipo de curso escolhido. As inscrições são realizadas online e estão abertas até o dia 30 de abril (clique aqui).

Estágio em Berlim

A Global Leads Group, start-up alemã especializada em marketing online, lança o GLG Business Challenge, competição internacional entre estudantes universitários que queiram testar suas habilidades para os negócios e ainda ter a chance de ganhar experiência profissional internacional. Aberto estudantes universitários de quaisquer cursos – especialmente àqueles interessados em marketing, e-commerce e startups – o desafio é sobre o desenvolvimento de um projeto em e-commerce, baseado num projeto real.

Como prêmio, um estágio remunerado de três meses, mais auxílio moradia, no escritório da GLG em Berlim, no departamento de Business Development. Para participar, é preciso cadastre-se na competição, até 13 de abril de 2016, às 15h (horário de Brasília), preenchendo o formulário online. A competição começa dia 15 e os candidatos terão até 25 de abril para apresentar suas propostas.