Uma das finalidades do IFMG – Campus Formiga é oferecer mão de obra qualificada que atenda às demandas do comércio municipal e regional. Visando conhecer as necessidades das empresas, a Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Campus convidou algumas empresas para participarem de uma reunião, realizada dia 04 de julho, com o intuito de apresentar as expertises do Campus Formiga e receber as demandas destas empresas.

A reunião foi conduzida pelo secretário de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, Lélis Pedro de Andrade, e contou com a participação de professores e técnicos administrativos da instituição.

Lélis apresentou, em linhas gerais, o IFMG e o Campus Formiga em termos de estrutura, corpo docente e corpo administrativo, atividades e números de projetos na área de Pesquisa e Extensão - citando dois projetos importantes para a comunidade que são o Cursinho Pré- IFMG e a construção de aquecedor solar de baixo custo – a quantidade de convênios de estágio e destacando que as empresas podem oferecer estágios, remunerados ou não, mediante assinatura de um termo de estágio, além da realização de visitas técnicas sendo que, das empresas presentes, algumas já receberam estudantes do Campus.

Outro ponto abordado foi a realização de cursos de qualificação, que podem atender a demandas específicas das empresas, seja através de cursos de capacitação ou de formação inicial continuada.

Os dois eventos que acontecerão no segundo de 2019 realizados pelo Campus receberam destaque. Além de apresentar os eventos, a Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia e o E Se?, Lélis destacou que as empresas podem participar e contribuir com eles de diversas formas. As empresas podem propor temas de palestras e mesas redondas, bem como ministrar ou participar; darem patrocínios; premiações e lançar desafios tecnológicos a fim de que possam obter diversas soluções elaboradas pelos estudantes do Campus. Sobre o E Se? o objetivo que é mais empresas se envolvam na realização do evento deste ano e que o número de participantes possa ser o dobro do ano passado.

Entre as possibilidades de parceria com o IFMG está a Empresa CHC Jr., a empresa júnior do Campus composta por estudantes de todos os cursos e, justamente por esta multidisciplinaridade, pode atender a diferentes setores e com um preço bem menor do que o de mercado.

O Polo de Inovação é outra oferta de serviços. Atendendo a demandas na área de Sistemas Inteligentes, o Polo contribui com o desenvolvimento pesquisa e de tecnologia para as empresas que firmam contratos.

Durante o encontro também foi apresentada a proposta do Mestrado Profissional em Administração com ênfase em finanças e cada representante das empresas presentes pode se apresentar, contar a breve história profissional e da empresa, além de vislumbrar uma parceria com o IFMG.

Lélis afirmou que espera que esta reunião tenha sido a primeira ação de muitas que podem ser realizadas para efetivar a parceria entre IFMG e a comunidade

Neste primeiro encontro participaram as empresas: Cervejaria Furst, Faveras, MRA, Fidalga, Globoaves, Queijaria Bom de Minas e Solo. As empresas que desejarem podem entrar em contato com o IFMG a fim de estabelecer parceria que solucionem suas demandas.