Cinco ex-alunas do curso de Licenciatura em Matemática foram aprovadas, no primeiro semestre de 2016, no curso de mestrado em Matemática, ofertado pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Kálita Gonçalves da Fonseca, Marcela Carvalho Gonçalves, Mariana da Costa Teles, Rosilane Maria da Silva e Tarcyelle Célia dos Santos participaram do processo seletivo através de análise de currículo, o que comprova o bom desempenho que tiveram durante o curso de graduação realizado no Campus Formiga.

Mariana, que optou pela área de pesquisa em Equações Diferenciais Ordinárias, afirmou que pretende durante os dois anos de mestrado, obter conhecimento para contribuir para o desenvolvimento da sociedade na carreira acadêmica, inspirada pelos docentes mestres e doutores que teve durante a graduação.

Tarcyelle afirmou que terá dedicação máxima ao mestrado para se tornar uma profissional qualificada e capacitada para atuação no ensino e pesquisa de Matemática. A estudante, que também seguirá a área de pesquisa em Equações Diferenciais Ordinárias, participou ao longo da sua graduação no Campus Formiga, dos eventos oferecidos pela instituição, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de projetos de extensão, o que ela destaca ter contribuído diretamente para a qualificação de seu currículo.

Kálita deseja aprender a cada dia mais sobre a Matemática e já pensa em se preparar para o doutorado. Durante sua graduação, atuou em diversos projetos de pesquisa e extensão e também foi monitora. A estudante está na área de pesquisa em Matemática Aplicada e participa de um projeto de pesquisa, que ainda não está registrado, com os professores do Campus Formiga José Sérgio Domingues e Mônica Lana da Paz.

Marcela também pensa em seu doutorado por isso pretende fazer de sua formação no mestrado uma base sólida para tal. A estudante segue a linha de pesquisa em Matemática Pura e falou sobre a base que recebeu no curso de graduação do Campus Formiga, tendo participado de projetos de iniciação científica, extensão, monitoria e congressos. “O curso de Matemática do Campus Formiga além de preparar o aluno para atuar como professor na educação básica, também oferece uma base para os alunos ingressarem em cursos de pós-graduação e ainda possui um excelente corpo docente. Estes professores contribuíram significativamente para a minha formação e ingresso no mestrado. Agradeço a cada um deles e, em especial, ao professor orientador José Sérgio Domingues”.

O professor José Sérgio Domingues falou sobre a dedicação e a aprovação das egressas no curso de mestrado. “A aprovação das nossas alunas no curso de mestrado, antes mesmo de terem concluído a graduação, comprova a qualidade do corpo docente do curso e que valeu a pena a dedicação de cada uma ao longo de toda essa jornada acadêmica. Graças a essa dedicação, elas também adquiriram experiência como monitoras em algumas disciplinas do curso, em participações em congressos e também como bolsistas de projetos de pesquisa (Iniciação Científica), que são ações que ajudam a formar alunos mais preparados para os programas de pós-graduação. A acadêmica Marcela Carvalho, por exemplo, obteve aprovação em dois cursos de mestrado em universidades federais e pode escolher para qual iria. Espero que todas elas concluam bem os seus respectivos cursos e que possam ajudar a melhorar a qualidade da educação e da pesquisa em nosso país", concluiu.

Os professores José Sérgio e Alex Borges com as estudantes Marcela e Kálita