Mesmo com o calendário de aulas suspenso, devido à pandemia do novo coronavírus, estudantes de turmas dos cursos técnicos integrados estão envolvidos em atividades remotas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Professores de diversas disciplinas, em vários campi do IFMG, estão liderando projetos e ações com o objetivo de auxiliar os alunos no vestibular para as instituições de ensino superior. Parte das iniciativas estão acessíveis na internet e abertas à participação de jovens de qualquer escola pública.

“Temos partícipes de outros campi, outras escolas, outras cidades e até mesmo outros estados. É a extensão, em sentido pleno, se fazendo ao redor de nós”, conta Bruno Lima, docente do Campus Congonhas, que está à frente do projeto “Sala Virtual de Redação”Contemplada em um edital de extensão, a iniciativa está atendendo 242 estudantes e conta com a participação de 12 alunos da graduação em Letras do IFMG, responsáveis por avaliar as redações, além de dois bolsistas do técnico integrado, que organizam o recebimento das atividades.

De acordo com o professor, o curso teve início em 20 de maio. Foram criados canais nas redes sociais para que os alunos pudessem interagir. “Semanalmente, eles recebem um ‘kit’ de estudos, composto de uma ‘aula-texto’, um vídeo, no qual são feitas análises de redações, e uma atividade prática. O objetivo é fornecer aos cursistas ‘munição’ para fazerem uma boa redação no Enem. Além de discussões sobre os aspectos formais do texto, o curso promove reflexões temáticas, propõe leituras e outros meios de informação, para que a turma esteja argumentativamente preparada”, explica.

Bruno destaca que, com o período de quarentena e a indefinição sobre a data das provas neste ano, os estudantes ficaram mais ansiosos. “Percebo que, de modo geral, eles sentem falta de iniciativas como essa. Sabem que não há muito o que se fazer, a não ser esperar a pandemia passar. Enquanto isso, nada melhor do que ter contato com a rotina escolar (ainda que adaptada), para que ninguém se perca em meio às instabilidades emocionais que este período tem provocado”, afirma.

Oficina de produção de textos em Ouro Branco

No Campus Ouro Branco, outra iniciativa oportuniza aos participantes do Enem uma chance de se prepararem para a prova de redação. O projeto “ConTEXTO: Oficina de Leitura e Produção de Textos” promove o desenvolvimento de competências e de habilidades na escrita. A partir das propostas de redação, os interessados podem escrever seus textos e enviá-los pela internet. Em média, após dez dias úteis, recebem uma correção qualificada totalmente gratuita.

“A redação representa 20% da nota do candidato, assim o bom desempenho pode ser o diferencial para o ingresso em uma universidade pública, privada ou até mesmo no exterior”, afirma o coordenador do projeto, o professor Adilson Ribeiro. Para participar, é preciso acessar o site contextodoenem.ourobranco.ifmg.edu.br. Além propostas de redação, com temas definidos a partir de pesquisas sobre os assuntos mais relevantes no momento, é possível conferir dicas de composição e exemplos de redações nota máxima.

Curso de redação em Ribeirão das Neves

Outros 121 alunos do Campus Ribeirão das Neves também estão aprendendo a escrever uma boa dissertação. Uma equipe formada pelos três professores de português da unidade, Gláucia Xavier, Alcione Ferreira e Fábio Santos, está promovendo o “Curso de Redação do Enem” por meio da plataforma Moodle. O projeto de ensino, aprovado no edital 105/2019 e iniciado em 1º de junho, conta ainda com o apoio do professor de matemática, Saulo Furletti, de dois bolsistas da graduação e de uma voluntária do técnico integrado.

Segundo Gláucia, diversos recursos gráficos e audiovisuais são utilizados online para enriquecer o curso. “As aulas são 100% a distância para todos os alunos do técnico integrado ao Ensino Médio. Eles enviam quinzenalmente a redação, a equipe corrige com os parâmetros do exame e devolve individualmente para cada um”, explica. O projeto já teve, inclusive, a participação da professora especialista em redação do Enem, Thaís Oliveira, que tratou de questões relacionadas à metodologia de correção das provas.

'Hora do Enem' em São João Evangelista

No Campus São João Evangelista, além do reforço na redação, os alunos estão recebendo conteúdos de outras disciplinas. Com o projeto “Hora do Enem”, são repassados conteúdos para que as turmas do terceiro ano consigam se preparar para o exame. De acordo com o professor Elias Pedro Rosa, que coordena a ação, a demanda surgiu dos estudantes interessados na preparação para as provas.

“O projeto é a continuidade de uma política institucional que contava com o apoio presencial de alguns professores. Dentro da agenda do Pré-Enem, os aulões aconteciam no Teatro Zé Passarinho em um calendário semanal, geralmente no segundo semestre. Cada disciplina se organizava de acordo com a demanda dos estudantes. Demos continuidade a essa política com as adaptações exigidas neste tempo de isolamento e distanciamento social”, explica.

Segundo o professor, até o momento, apenas estudantes das séries finais estão participando. “Existe a possibilidade de ampliação para as segundas e primeiras séries dos técnicos integrados e para estudantes das escolas estaduais de São João Evangelista. Ainda estamos em fase de teste e avaliando a ampliação da oferta”, comenta.

Em Sabará, reforço para português e história

Atividades nas disciplinas de Língua Portuguesa e História estão sendo propostas também para os alunos do Campus Sabará. Desde o começo de abril, a professora Denise Assis desenvolve uma oficina de produção de textos. “Antes da pandemia, estava em meu planejamento trabalhar a redação do Enem dentro da sala de aula. Infelizmente, não foi possível iniciar esse trabalho de forma presencial, apenas o apresentei aos alunos. Depois que as atividades foram suspensas, conversei com os discentes e resolvemos dar continuidade ao trabalho a distância”, conta.

Além disso, é trabalhada a revisão de conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Uma vez por semana, a professora realiza encontro via Google Meet para revisar matérias específicas. “Percebi que os alunos estão ansiosos e um pouco preocupados, por isso esse norte é interessante para que eles se sintam mais confiantes e seguros em relação aos conteúdos que devem priorizar na hora do estudo”, relata.

O reforço na área de Ciências Humanas é oferecido pela professora Luciane Almeida. Desde 21 de abril, ela tem lançado conteúdos de história no Google Classroom. Além disso, realiza semanalmente um encontro virtual de 60 minutos. “A princípio, o projeto era direcionado apenas aos alunos do Campus Sabará, mas houve uma evolução muito interessante. Ao longo das primeiras semanas, os estudantes do segundo ano pediram para participar e o número de participantes quase dobrou. Em seguida, alunos de outras escolas e egressos do próprio IFMG tomaram conhecimento do projeto e também pediram para fazer parte. Por fim, decidi que o projeto seria aberto a qualquer estudante que esteja cursando ou tenha cursado o ensino médio em escola pública”, conta.

Aulas de biologia e química em Formiga

O "Cursinho Preparatório de Biologia para o ENEM", ofertado pelo Campus Formiga, é outro projeto aberto para egressos e estudantes de escolas públicas. A docente Zélia Terezinha Rossi, responsável pela iniciativa, conta que, em edições anteriores, as aulas começaram no segundo semestre. No entanto, ela identificou a necessidade de começar mais cedo os encontros de duas horas de duração destinado a revisões de conteúdo de biologia. “Com a suspensão das aulas presenciais, começamos a pensar na possibilidade de desenvolver o cursinho de forma remota. Para este ano, o núcleo de Química está participando e o cursinho envolve aulas das duas disciplinas”, informa. Além dela, o projeto conta com a participação das docentes Aline Alves (nas atividades de biologia), Anamaria da Silva e Rosilene Paganotti (nas aulas de química).

Sala virtual de matemática em Ouro Preto

Já no Campus Ouro Preto, o professor Thiago Neves está auxiliando os estudantes com o projeto “Matemática para o Enem 2020”. A proposta é realizar aulas ao vivo pela internet, previamente agendadas e organizadas por módulos e tópicos. Além disso, com a colaboração de outros professores e demais profissionais de diversas regiões, o projeto tem uma sala virtual para a postagem de dúvidas sobre a resolução de exercícios. Para participar, basta acessar a página do projeto.