Alunos que desenvolveram pesquisas com GSE, Grupo de Soluções em Engenharia (grupo este atuante no IFMG Campus Formiga), marcaram presença em evento organizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e a Universidade de Caxias do Sul, e realizado no período de 01 a 03 de dezembro de 2020. Trata-se do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, COBENGE 2020 e 3º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE.

O evento deste ano, buscando a segurança de todos e em decorrência das limitações causadas pela pandemia da Covid-19, foi realizado de forma on-line. O COBENGE acontece anualmente e tem como foco a educação em engenharia.

Foram quatro os trabalhos do GSE apresentados, entre os dias 01 e 03 de Dezembro, no COBENGE 2020, a saber:

• Desenvolvimento de uma plataforma de aprendizagem de sistemas embarcados baseada em ESP 32. Sendo os seguintes autores: Otávio Cosme Matias, Otávio Evaristo Cardoso, Lucas Frederico Jardim Meloni, Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni e Gustavo Lobato Campos.
  • Desenvolvimento de um sistema de abastecimento de água automatizado para fins didáticos multidisciplinar. Sendo os seguintes autores: Heuler Andrade Silva, Gustavo Lobato Campos, Gabriel Gomes Oliveira Melo e Ana Paula Lima dos Santos.
  • Modelagem de um aterramento elétrico considerando solicitações em alta frequência. Sendo os seguintes autores: Thiago Costa Frade, Gustavo Lobato Campos e Natália Resende de Melo.
  • Aprendizagem ativa para sistemas embarcados: uma abordagem com Simulink/Stateflow. Sendo os seguintes autores: Pedro Ivo Oliveira Tironi, Gustavo Lobato Campos e Patrick Santos de Oliveira.

Trabalhos apresentados foram resultados de ações desenvolvidas em disciplina, projetos de pesquisa, assim como orientação em trabalhos de conclusão de curso. Parabéns a todos os envolvidos. Ensino não se faz somente em sala de aula! Dá-lhe GSE!!!