O Grupo de Soluções em Engenharia, GSE, cadastrado no diretório do CNPq, teve mais uma vez diversos trabalhos aprovados para apresentação na versão 2020 da Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, CEEL, evento anual organizado pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU.

O evento deste ano foi realizado de forma remota entre os dias 07 e 11 de dezembro. Isto para a segurança de todos e em decorrência das limitações causadas pela pandemia da Covid-19. O CEEL acontece anualmente e tem como foco a educação em engenharia, sendo que desde 2017.

O GSE teve um total de sete artigos aprovados na XVIII CEEL, a saber:

 

  • Desenvolvimento de maquetes funcionais para a disseminação de conhecimento da plataforma Arduino. Sendo os seguintes autores: Ana Paula Castro, Julia Duque, Rodrigo, Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni e Gustavo Lobato Campos.
  • Sistema registrador e detector de interrupções momentâneas no fornecimento de energia elétrica com ESP32. Sendo os seguintes autores: Otávio Cosme, Lucas Frederico Jardim Meloni, Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni e Gustavo Lobato Campos.
  • Desenvolvimento de um protótipo para controle de vagas de estacionamento em campo aberto. Sendo os seguintes autores: Pedro Ivo de Oliveira Tironi, Daniel Rodrigues de Araújo, Gustavo Viriato Mesquita e Gustavo Lobato Campos.
  • Fenômenos de alta frequência em modelagem de aterramentos elétricos. Sendo os seguintes autores: Thiago Costa Frade, Natália Rodrigues de Melo e Gustavo Lobato Campos.
  • Análise dos impactos da audiência pública 01/2019 da ANEEL para os consumidores e a sua relação com a intensa inserção de geração distribuída no sistema de distribuição de energia. Sendo os seguintes autores: Renan Souza Moura, Maristela Costa Rezende de Almeida, Marielly Dayane da Silveira e Thauany Oliveira Silva.
  • Automação residencial: comando remoto de cargas residenciais através de plataforma própria com comunicação wireless. Sendo os seguintes autores: Dênis Alves Teixeira Pereira, Felipe de Sousa Silva, Fernando Martinho Nascimento, Lucas Calazans Silva, Renan Souza Moura.
  • Estudo sobre benchmarks para avaliação de desempenhos orientados a nuvem. Sendo os seguintes autores: Fernanda Oliveira de Medeiros e Danielle Costa de Oliveira.

 

 

 

 

Parabenizamos a todos os envolvidos, pois mesmo sendo um ano com muitas dificuldades, O GSE conseguiu manter suas ações de pesquisa e desenvolvimento. Show de participação no CEEL. Ensino não se faz somente em sala de aula! Dá-lhe GSE!!!

 

 

Sigam o Instagram do GSE, @gse.ifmg.