O Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) parabeniza pesquisadores e alunos do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica pela defesa de TCC durante o período 2020-2. São eles:

Valter Garcia

Geovanna Andrade Garcia Leão

Lilian Barbosa de Oliveira

Paulo Raimundo Gomes de Lima

Pedro Henrique Pinto e Silva

O prof. Gustavo Lobato, coordenador do grupo, reforça que “o esforço e dedicação dos alunos são ainda mais recompensadores em tempos de pandemia”.

A aluna Lilian Barbosa de Oliveira, que defendeu seu TCC no dia 29/03 sob Orientação da Prof.ª Ana Paula Lima dos Santos e Coorientação da Prof.ª Mariana Guimarães dos Santos comentou: “até chegar o momento de finalização de etapas muitos empecilhos nos surgem como gatilhos para desistirmos dos nossos objetivos e sonhos, mas a sensação de concluí-los é maior que qualquer problema que possa manifestar-se contra nós. O trabalho de conclusão de curso (TCC) deve ser visto mais como um impulso do que o bicho de sete cabeças que nós, discentes, criamos e moldamos, pois, ao completá-lo estaremos nos preparando para uma nova fase. Durante nossa trajetória unirmo-nos com pessoas e grupos de estudos/pesquisas faz com que nossa experiência se torne mais produtiva e especial, devido ao GSE a minha foi incrível e única, graças a toda equipe eu estou finalizando meu processo de IF com mais saber, técnica, prática e satisfação”.

O aluno Paulo Raimundo Gomes de Lima, que defendeu seu TCC no dia 31/03 sob Orientação do Prof. Renan Souza Moura e Coorientação do Prof. Patrick Santos de Oliveira relatou: “defender o TCC é um momento muito esperado por qualquer graduando, pois representa o fim de uma jornada de aprendizado. Para mim não foi diferente, pois poder demonstrar os resultados de todo o trabalho desenvolvimento ao longo desse período é muito gratificante, especialmente sobre um tema de uma área que me identifiquei muito no curso. Contudo, estes resultados foram possíveis não somente por mérito meu, mas também por todo auxílio dado a mim por partes dos orientadores e também do grupo de pesquisa GSE, do qual faço parte como aluno pesquisador, e tive a oportunidade de vivenciar momentos de interação de diversos projetos desenvolvidos no campus, gestão de projetos, apresentações com metodologias ágeis e etc., agregando muito na minha formação profissional”.

Gustavo Lobato destaca que foi grande o desafio a que todos, tanto alunos quanto professores enfrentaram, afinal o desenvolvimento de pesquisas totalmente a distância era algo inimaginável até então. Citando ainda que “mesmo durante a suspensão do calendário acadêmico o GSE não deixou de atuar e o resultado disso é que mais de 60% dos alunos que defenderam este semestre foram orientados por pesquisadores do GSE, demonstrando o compromisso do grupo em atuar e contribuir com a tríplice hélice: ensino, pesquisa e extensão. O GSE tem contribuído para construir não só um ambiente mas uma cultura de pesquisa”.

Parabéns, alunos!