Os grupos de pesquisa do IFMG cadastrados no CNPq, GSE, Grupo de Soluções em Engenharia, vinculado a pesquisadores do IFMG Campus Formiga, e o PRATICAR, Pesquisa prática em Tecnologia da Informação, Controle, Automação e Robótica, vinculado a pesquisadores do IFMG Campus Betim, formalizaram parceria. 

Trata-se de ação que busca sinergia e cooperação em ações de ambos os grupos de pesquisa. O PRATICAR tem como linhas de pesquisa áreas como: Redes neurais; Sensores de fio; Robótica; Processos industriais; Identificação e controle de sistemas dinâmicos; Processamento e análise de sinais. Já o GSE atua em áreas como: Arquitetura, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores; Eficiência Energética e Sistemas Fotovoltaicos; Ensino de Engenharias e suas Tecnologias; Modelagem e Otimização Computacional; Máquinas Elétricas; Sistemas Embarcados, Sistemas Automotivos, Métodos Formais.

O coordenador do Grupo PRATICAR, Prof. Leandro Freitas pondera que, “estamos entusiasmados com a parceria, pois vai promover a troca de experiências entre estudantes e pesquisadores dos dois campi, fortalecendo a cooperação multicampi no IFMG e possibilitando o surgimento de novos projetos em colaboração”.

Já o professor Gustavo Lobato Coordenador do GSE destaca, “trabalhar com colaboradores dedicados e competentes como a equipe do PRATICAR será uma oportunidade fantástica. Trata-se de ação que busca oportunizar ações entre pesquisadores, docentes e discentes dos dois grupos. O GSE vem se consolidando em ações de ensino, pesquisa e extensão em Formiga, mas por que não ampliar sua ação? Afinal juntos somos mais fortes.”