Mesmo com as aulas presenciais suspensas devido a pandemia, o IFMG Campus Formiga  ampliou   investimentos  em seus laboratórios didáticos. Alguns laboratórios tiveram adequações na suas instalações e novos laboratórios foram criados e novos equipamentos adquiridos.

Foto 1:Laboratório de Química.

Foto 2:Laboratório de Física.

Desde de 2020, com a conclusão do terceiro andar do Bloco B, pela empresa CLL ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS LTDA-EPP, o  investimento total da obra foi de  aproximadamente  R$ 1.700.000,00.  Durante este período equipe do Setor de Laboratórios vem trabalhando na montagem dos novos laboratórios no local, seguindo todos os protocolos de segurança de combate à Covid 19. Neste andar foi criado mais um laboratório de Informática, o Lab Info 4, com capacidade para 54 alunos. Os laboratórios de física e química foram separados o que proporcionará melhores condições de conforto e segurança  para nossos alunos.

Em contrato firmado com a empresa TF ENGENHARIA E REPRESENTAÇÕES LTDA ME, a Administração do Campus também realizou   melhorias nas partes civis e elétricas do Campus desde o ano passado. Nestas melhorias, foram contemplados os laboratórios de Informática 01, 02 e 03. Nestes laboratórios foram refeitos os circuitos de alimentação dos computadores, eliminando o uso de extensões e filtros que constantemente apresentavam maus  contatos, além do cabeamento lógico.  Todos os laboratórios contam agora com a estrutura elétrica e lógica para a instalação de projetores fixos nos tetos.

Foto 3: Laboratório de Informática 4.

Foto 4:  Laboratório de Inteligência Computacional.

Em mais um esforço conjunto entre a Diretoria de  Administração do Campus e  a Seção de Laboratórios, o laboratório  de Informática 03  teve suas mesas substituídas o que possibilitou o aumento da capacidade do laboratório em 75%  passando a atender agora 42 alunos.

Por fim, em contrato firmado com a ELÉTRICA BEMARQ CENTER LTDA - ME, em um investimento de pouco mais de R$ 200.000,00 , foi refeita  toda a parte elétrica e lógica dos laboratórios situados no primeiro andar do Bloco B.  Esta reforma foi concluída no final do mês de junho de 2021 e beneficiou os laboratórios de Arquitetura e Rede (LAR), Automação, Circuitos Elétricos, Eletrônica, Inteligência Computacional (LInC), e Máquinas Elétricas, além da sala Administrativa do Setor de Laboratórios. Com a reforma, cada laboratório  conta com quadro de distribuição de energia próprios, rack e switch exclusivos, além de circuitos preparados para instalações de ar condicionado, posteriormente. Esta reforma atendeu as necessidades de circuitos específicos para estes ambientes como  equipamentos e bancadas.

Foto 5: Laboratório de Automação.

Além das melhorias mencionadas acima, os alunos quando retornarem às aulas presenciais, ainda terão à disposição diversos equipamentos novos a  nos laboratórios, com por exemplo compressor de ar, no Laboratório de Automação, Microscópio, no Laboratório de Química, Varivolt monofásico, no laboratório de Circuitos Elétricos entre outros. A equipe ainda trabalha com atualização do Computadores dos Laboratórios de Informática, como por exemplo no Laboratório de Informática 2, o Lab Info 2, substituindo os HD’s por SMD’s de todos os computadores.

Em breve será finalizada a estruturação dos três ambientes que irão compor o Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitátio( Liceu) que será localizado no 3º andar do Bloco B. O Liceu disponibilizará um Miniauditório,  Laboratório IF Maker para prototipação e um ambiente de pré-incubação/coworking para fomentar o nascimento de startups e negócios inovadores em geral.

A Seção  de Laboratórios agradece  aos   setores envolvidos: Diretoria Geral,  Diretoria de Administração e Planejamento do Campus. Agradecemos também à Diretoria de Infraestrutura da Reitoria  e a Pró Reitoria de Administração e Planejamento  que contribuíram  com estas melhorias.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre os nossos Laboratórios acesse nosso espaço no site: https://www.formiga.ifmg.edu.br/laboratorios