Encerrando as atividades do primeiro semestre de 2021, os alunos do 3° ano dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Eletrotécnica e Informática apresentaram Trabalhos Interdisciplinares sobre o tema “Evolução dos Vírus”, durante o “Aulão de Biologia e Língua Portuguesa”, via Google Meet, proposto pelas professoras Ana Paula Carraro Borges e Zélia Terezinha Teixeira Rossi.

A ideia partiu de uma demanda da professora Mariana Guimarães dos Santos, então responsável pela disciplina de “Projetos Interdisciplinares”, do Curso de Eletrotécnica, e foi estendida aos demais cursos pelas professoras proponentes. Os alunos, em grupo virtuais, elaboraram tirinhas ou histórias em quadrinhos sobre a temática selecionada e o melhor trabalho foi, inclusive, premiado.

Para a professora Ana Carraro, “As atividades interdisciplinares possibilitam um diálogo interessante entre as áreas do conhecimento, além de otimizar o número de avaliações que os alunos fazem. Em Cursos Integrados, elas precisam ser incentivadas cada vez mais.”  Segundo a professora Zélia Rossi, “Este trabalho foi fundamental para possibilitar aos alunos aprofundar os conteúdos estudados em Biologia a respeito de como ocorre a Evolução e transpor estes conhecimentos para compreender melhor a evolução dos vírus, o que é muito importante no contexto pandêmico atual, em que a evolução viral e o surgimento de novas variantes têm impactado tanto nossa realidade. Trabalhos como este são importantes porque consistem em mais uma forma de debater com os alunos a importância das medidas de isolamento e da vacinação em massa em momentos como o que estamos vivendo.”

O “Aulão” contou com a presença expressiva dos alunos e os trabalhos foram muito criativos, como alguns observados no arquivo abaixo:

Arquivo_Biologia.pdf