Uma equipe do Campus Formiga composta pelo professor e coordenador do curso de Administração, Breno Araújo, e pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, André Victor Luiz Candido, Luís Felipe Costa e Marcos Vinícius Silvestre Carneiro conquistaram o 4º lugar na final estadual do Desafio Jovem Empreendedor, um jogo virtual que simula o dia a dia de uma startup.

No Desafio, os participantes vivenciam, por meio de uma experiência digital de aprendizagem, o universo e as possibilidades do mundo empreendedor. A proposta é aproximar os participantes do mundo real de uma empresa, através de simulações envolvendo contratação, venda, gerenciamento, incentivo em marketing, pesquisa e tecnologia. A cada edição do Desafio, a proposta é exclusiva. Em 2021, a proposta foi simular a venda de um aplicativo genérico, em que o mesmo entraria no mercado com determinadas especificações a fim de otimizar a vida do consumidor.

A ideia em participar da competição surgiu no ano passado, 2020, com o aumento das startups no atual mercado de trabalho em virtude da indústria 4.0, assim, a busca por conhecimento relacionado ao tema, fez os estudantes conhecerem o mundo de simulações e, com isso, vislumbraram a oportunidade de participação do desafio Sebrae.

Para avançar para a etapa seguinte a pontuação era calculada a partir do desempenho da empresa simulada em relação aos demais concorrentes, ou seja, as outras equipes participantes, portanto, como aprendizados da competição os integrantes da equipe do Campus Formiga destacaram o aprender a trabalhar em equipe, ter uma liderança empreendedora, entender melhor os desafios do dia a dia de uma startup e ter um conhecimento maior nas áreas de empreendedorismo  e tecnologia.

Por fim, ressaltaram que a participação na competição possibilitou uma compreensão sobre a necessidade de interdisciplinaridade em uma equipe. Segundo eles, atualmente, para se ter uma startup, o time tem que ter várias competências e o desafio proporciona compreender isso muito bem, por isso, acreditam que o mundo atual precisa de pessoas multifuncionais, ou seja, não precisa saber tudo de um segundo ou terceiro curso, mas um pouco de cada, para ajudar nas tomadas de decisões finais.