Uma equipe integrada por professores, alunos e ex-alunos do IFMG – Campus Formiga e outros colaboradores, desenvolveu e lançou no mercado, o aplicativo SpeeCH, que possui a finalidade de auxiliar crianças no processo de aprendizagem, especialmente da fala.

Este aplicativo foi criado visando crianças do espectro autista, porém, ele pode dar assistência às crianças que apresentem alguma outra dificuldade de aprendizagem ou de expressar-se verbalmente.

SpeeCHO aplicativo foi desenvolvido para dispositivos Android e é fruto de uma pesquisa aplicada desenvolvida pelo IFMG – Campus Formiga, com apoio financeiro do IFMG e do CNPq. O SpeeCH faz uso da tecnologia Text to Speech (conversão de texto em voz) e permite ao usuário ouvir e ver os textos associados às imagens inseridas pelo administrador da aplicação. Esse administrador será uma pessoa responsável por inserir imagens e/ou coleções na aplicação (pais, pedagogos, fonoaudiólogos, etc), criando de forma personalizada o conhecimento a ser trabalhado pelo usuário final (criança). O usuário não tem acesso às configurações da aplicação, permitindo maior segurança e limitando o uso às definições do administrador.

"O uso da aplicação é bastante simples e intuitivo, possibilitando que crianças de baixa faixa etária possam usá-lo..."

Os desenvolvedores explicam que o uso da aplicação é bastante simples e intuitivo, possibilitando que crianças de baixa faixa etária possam usá-lo apenas com um toque e deslizando as imagens pela tela. Ao tocar a tela, o texto associado à imagem será pronunciado pelo dispositivo (sintetização de voz) e apresentado para o usuário. Isso permite associar sons, imagens e textos.

O coordenador do projeto, professor Carlos Bernardes Rosa Júnior conta que, apesar do aplicativo ter sido desenvolvido visando crianças do espectro autista, ao longo do projeto foi descoberto o interesse de muitas outras. “Inclusive, a alfabetização é facilitada, há o interesse de vários pais, professores, etc.”.

A equipe desenvolvedora do projeto é composta por, além do coordenador, professor Carlos Bernardes Rosa Júnior, por Roger Santos, Bruno Tomé, Sávio Cardoso, Samuel Lima, Kálita Gonçalves, Dagmar Fátima e os professores Fernando Paim e Niltom Vieira.

Para saber mais sobre o aplicativo basta acessar o link abaixo. O download já pode ser realizado via Google Play de forma gratuita.