“Formação Docente: Lutar e Esperançar”. Com esse tema, o IFMG promove, nos dias 11 e 12 de março, o VIII Encontro do Pibid e o II Encontro do Programa Residência Pedagógica. Os eventos vão ocorrer em formato virtual, uma vez que foram programados em um momento ainda com altos índices de infecção pela Covid-19.

A conferência de abertura será transmitida pelo YouTube, às 18h do dia 11, com a presença dos coordenadores institucionais dos programas: professores Chrisley Camargos (Campus Formiga) e José Fernandes Silva (Campus São João Evangelista).

Os encontros têm como público-alvo bolsistas, estudantes de licenciatura dos cursos do Instituto e professores (coordenadores de área, orientadores, diretores de escolas, preceptores e supervisores das escolas-campo).

Em homenagem à Semana da Mulher, a palestra de abertura, intitulada “Mulheres que formam as histórias de vida: da invisibilidade do lar aos bancos da educação escolarizada”, vai ser ministrada pela professora convidada Denília Andrade, do Campus Ouro Branco.

O tema é um convite para rememorar as várias mulheres que influenciam o percurso formativo e forjam a identidade docente, em constante formação e transformação. Busca-se desmistificar o lugar da mulher na educação, como aquela que apresenta e insere os indivíduos nas ciências, desde à educação infantil até a pós-graduação.

O segundo dia do evento, 12 de março, a partir das 9h, contará com uma série de relatos de experiências sobre as ações dos bolsistas dos programas nas escolas-campo com o Pibid e com o PRP. Os relatos serão avaliados por professores convidados (mediadores).

A cerimônia de encerramento está programada para às 12h, com a presença dos coordenadores.

Informações: