A Coordenadoria de Registro e Controle Acadêmico informa que estará aberta, entre os dias 12 e 16 de agosto de 2016, a etapa de sugestão de matrícula para o 2º semestre de 2016, para os cursos de Graduação. Esta etapa será realizada por meio do Meu IFMG (https://meu.ifmg.edu.br/). Leia o tutorial completo para realização da sugestão de matrícula ao final do texto.

Atenção: Vocês devem usar o Navegar Mozilla Firefox ou Internet Explorer para realizar o procedimento. O Navegador Google Chrome não funciona corretamente.

Todos os alunos deverão realizar essa etapa, que consiste na inclusão das disciplinas que pretendem cursar. Alunos que tenham pendências com a Biblioteca não poderão realizar a sugestão de matrícula e deverão regularizar sua pendência antes do prazo final da sugestão. Podem encaminhar e-mail para “Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Após a sugestão de matrícula será feita a verificação pelo sistema em relação ao mínimo e máximo de alunos por turma, as regras do Projeto Pedagógico, como mínimo e máximo de carga horária a ser cursada por período letivo e as regras de prioridades elencadas no regimento. Disciplinas que tenham duas turmas de laboratório, o aluno deverá selecionar o horário que pretende cursar e acompanhar o resultado para verificar se a matrícula foi deferida. Essas turmas têm mínimo e máximo de alunos.

O resultado da sugestão estará disponível no dia 17/08/2016 (a partir das 17 horas) no portal do aluno, onde as matrículas das disciplinas deferidas estarão no quadro de resumo e horários.

Caso a matrícula na disciplina requerida na sugestão de matrícula seja indeferida, haverá a terceira etapa que será a de Ajuste de Matrícula, de 17/08 a 18/08/2016, facultativa, onde os alunos terão a oportunidade de incluir uma disciplina no lugar da que foi indeferida, sendo que as mesmas verificações do sistema serão realizadas para o deferimento da matrícula.

O resultado final após o Ajuste de Matrícula estará disponível no dia 19 de agosto, a partir das 17 horas, por meio do menu quadro de resumos ou horários.

Alunos! Vocês fazem parte desse processo. Não deixem de participar para não perderem a prioridade da sua matrícula. O aluno que não participar dessa etapa ficará sem disciplinas a cursar, tendo que trancar a matrícula, caso possa, ou ficar sem cursar disciplinas durante todo o período letivo, o que acarretará em atraso na conclusão do curso. O aluno que tem certeza que realizará o trancamento no período letivo não precisa realizar a etapa.

Fiquem atentos ao cronograma abaixo:

Cronograma para Renovação de Matrícula 2016/2º

AÇÃO

RESPONSÁVEL

Etapa 1 – Renovação de Matrícula (Obrigatória)

18 de julho a 29 de julho de 2016

ALUNO GRADUAÇÃO

Etapa 2 – Sugestão de Matrícula (Obrigatória)

12 de agosto a 16 de agosto de 2016

Resultado Sugestão de Matrícula

17 de agosto (a partir de 17:00)

REGISTRO ACADÊMICO

Etapa 3 – Ajuste de Matrícula

17 de agosto (a partir de 17:00) e 18 de agosto

Resultado Final Ajuste de Matrícula

19 de agosto de 2016 (a partir de 17:00)

REGISTRO ACADÊMICO

Não se esqueça de conferir a matriz de seu curso de Graduação: nela você encontrará a lista de disciplinas equivalentes e optativas. Sugerimos que dúvidas em relação a quais disciplinas cursar, sejam sanadas com as respectivas Coordenações de Curso.

De acordo com os Projetos Pedagógicos dos cursos de Ciência da Computação, alunos deste curso que devam disciplinas de mais de 3 períodos terão sua pré-sugestão já feita nessas disciplinas, não podendo desmarcá-las. Nesse caso, as turmas de laboratório serão escolhidas pelo sistema, que marcará as primeiras turmas caso não haja choque de horários com disciplinas anteriores, não permitindo ao aluno, a troca da mesma.

Caso haja choque de horários entre as disciplinas que o aluno é obrigado a fazer, o sistema sempre marcará a de período menor. Caso o aluno veja a oportunidade de trocar de laboratório para incluir outra disciplina, deverá enviar a sugestão da maneira que está e enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , no qual deverá conter seu Curso, Nome e Registro Acadêmico e a troca que pretende realizar. Caso haja vaga na turma pretendida, a Secretaria irá efetivar a troca de turma após o período de sugestão e no ajuste de matrícula o aluno poderá incluir a outra disciplina pleiteada.

Alunos de Gestão Financeira das turmas 2010, 2011, 2012, 2013 que pretendem começar a realizar o Trabalho de Conclusão de Curso devem se inscrever por meio do menu de atividades curriculares. Os alunos que já se inscreveram e não realizaram a defesa, devem realizar nova inscrição para o período 2016.2. Alunos das turmas 2015 devem se inscrever no TAI (Trabalho de Avaliação Interdisciplinar). Os alunos das turmas de 2013 e/ou 2014 que não realizaram o trabalho, devem realizar nova inscrição para o período 2016.2.

Não deixem para realizar o processo na última hora. Qualquer problema encontrado, entrem em contato com a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., dentro do prazo estabelecido.

Tutorial Sugestão de Matrícula Alunos Graduação 2016.2 (965.22 kb)