O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Matemática do IFMG - Campus Formiga desenvolveu atividades de forma online e presencial nos meses de março e abril de 2022 junto a estudantes dos cursos técnicos integrados.

A avaliação diagnóstica de matemática foi direcionada aos estudantes ingressantes no primeiro ano dos cursos técnicos e teve como objetivo identificar as dificuldades específicas de cada aluno na assimilação do conteúdo, a fim de conhecer a realidade das turmas e analisar o domínio dos estudantes sobre as competências e habilidades em matemática.

Após a aplicação e correção da avaliação, foi elaborado um relatório para os coordenadores dos cursos e a Diretoria de Ensino com o indicativo do desenvolvimento dos estudantes nos testes. Este relatório deve auxiliar no registro das informações para guiar possíveis alterações no plano de aula e também para efeito de comparações futuras.

Outra ação realizada pelo Programa foi o Seminário de Matemática e Arte, evento on-line, no qual foi apresentada a história da Sequência de Fibonacci, a Razão Áurea e sua aplicação na Arte. Todas as turmas dos cursos técnicos integrados puderam participar, cada uma em um dia. O seminário para a turma de Administração aconteceu no dia 14/03, contando com a participação de 72 alunos. O seminário para turma de Informática aconteceu no dia 15/03, com a participação de 36 alunos. Já para a turma de Eletrotécnica o seminário aconteceu no dia 16/03, com o total de 19 participantes.

Os estudantes ingressantes também colocaram a mão na massa ao participarem de oficinas presenciais realizadas no Laboratório de Matemática. Na primeira oficina foram mostrados exemplos dos cálculos da Proporção Áurea interligados à Arte. Na segunda oficina os participantes realizaram os cálculos, buscando em um desenho a Proporção Áurea. Já na terceira oficina os alunos construíram sua própria arte utilizando a Proporção Áurea para isso. As artes realizadas na terceira oficina estão expostas no painel à direita, na entrada do bloco C do Campus Formiga.

Por fim, a atividade que se encerrou na terça-feira, dia 26 de abril, foi o curso de nivelamento em matemática, que consiste em uma revisão de conteúdos básicos da área No total foram cinco aulas ministradas pelos bolsistas do Programa, todas presenciais, destinadas aos alunos do 1° ano dos cursos técnicos integrados.

A equipe PIBID do IFMG Campus Formiga agradece a participação e colaboração de todos os envolvidos nas atividades.

Seminário de Matemática e Arte

Painéis resultados das oficinas

Curso de nivelamento e oficinas