Nos dias 23 e 24 de maio, o Grupo de Pesquisa CNPq GSE em parceria com o CREA-Jr, ofertaram o curso “REVIT para Projetos de Instalações Elétricas” aos estudantes do curso técnico em Eletrotécnica do IFMG Campus Formiga.

O principal objetivo é disseminar conhecimentos e aplicações referentes à metodologia BIM (Building Information Modeling ou em português, Modelagem de Informação da Construção) por meio do software REVIT da Autodesk, em projetos de instalações elétricas residenciais e assim, capacitar os estudantes, futuro profissionais, a atenderem a "Estratégia BIM BR", presente no Decreto 9377 de maio de 2018.

O conceito BIM trata de uma virtualização, modelagem e gerenciamento das atividades inerentes ao projeto/construção de obras de engenharia. O software REVIT possibilita desenvolver o BIM no processo de modelos para planejar, projetar, construir e gerenciar estruturas como casas e edifícios, com possibilidade de emprego deste recurso para projetos vinculados com a área elétrica.

O curso foi ministrado pelos discentes que participam do projeto de extensão do GSE, Ruan Santana Alves (técnico em Eletrotécnica); Raul Otávio Ferreira Barreto (Engenharia Elétrica); Eduardo Rosa Cardoso (Engenharia Elétrica); Ana Laura de Souza Teixeira (Engenharia Elétrica); Kamilly Sinerina de Oliveira  (Engenharia Elétrica) onde são orientados pelo técnico de laboratório Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni e co-orientados pelo professor Gustavo Lobato Campos.

Os coordenadores do projeto destacam que a realização do curso se justifica em função das mudanças e avanços tecnológicos que atingem todos os setores da economia, pois sabe-se que o BIM, no ramo da construção civil, é um conceito de tecnologia que contribui a favor da melhoria do gerenciamento de informações, de investimentos e de transparência no setor. O processo BIM vem apresentando mudanças que podem modificar a maneira como é encarado o desenvolvimento de um empreendimento.

Entre os benefícios da metodologia BIM estão: maior precisão de projetos (especificação, quantificação e orçamentação); possibilidade de simulação das diversas etapas da construção, permitindo a identificação e eliminação de conflitos antes mesmo da construção e diminuindo retrabalhos e desperdícios (resíduos); disponibilização de simulação de desempenho dos elementos, de sistemas e do próprio ambiente construído; gestão mais eficiente do ciclo de obra; diminuição de prazos e custos; e maior consistência de dados e controle de informações e processos, por isso está sendo utilizada em processos de contratação de obras públicas.

Image without alternative text