A equipe que estava atuando no IFMG Campus Formiga no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) pelo edital nº11 do ano de 2020, há 18 meses, está encerrando suas atividades. Após este período pode ser observado que muito trabalho foi realizado por professores, bolsistas e alunos dos cursos técnicos, que tiveram a oportunidade de serem beneficiados pelas ações do programa.

Ao contrário de editais anteriores em que o programa podia ser desenvolvido em mais escolas, com mais integrantes bolsistas e mais estudantes beneficiados, neste edital apenas uma escola deveria ser escolhida, assim, as atividades do Pibid foram realizadas apenas no Campus Formiga.

O Pibid é uma experiência que se assemelha ao estágio curricular nos cursos de licenciatura e visa possibilitar aos estudantes destes cursos, o contato com a prática docente, assim após esse contato eles se identificam mais com a profissão. Essa é a percepção dos professores que integram o programa e que também percebem um enriquecimento enorme na formação do futuro professor.

Integravam a equipe o coordenador institucional, Chrisley Camargos, a coordenadora de área, Alessandra Cristina da Silva, a supervisora, Thaís Duque, e oito estudantes do curso de licenciatura em Matemática.

A equipe destaca que o período de trabalho, iniciado em novembro de 2020, foi cheio de desafios, devido ao distanciamento social, causado pela pandemia da covid-19, onde foi preciso que as atividades se tornassem remotas e assim se desdobraram para realizar as atividades da melhor maneira possível, procurando reduzir a distância relacional para compensar o distanciamento físico dos alunos. Apesar dos desafios, o trabalho foi realizado e a equipe agradece aos envolvidos.

“Queremos agradecer a todos os envolvidos no programa, em especial ao nosso coordenador institucional, Chrisley Bruno Ribeiro Camargos; a coordenadora de área, Alessandra Cristina da Silva e a supervisora Thais Oliveira Duque que, estiveram presentes em todos os momentos. Não podemos deixar de agradecer a nossa equipe de pibidianos, que se manteve unida do começo ao fim das atividades, prezando sempre o respeito uns pelos outros. A todo o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Formiga, que se dispuseram sempre a nos ajudar quando necessário. E aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus Formiga – escola-campo beneficiada com as ações do programa – que estiveram presentes em nossas atividades ofertadas até aqui e nos incentivaram ainda mais a seguir à docência. Um muito obrigado a todos os envolvidos no programa nesses 18 meses.

A formação de um profissional se constrói através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de reconstrução permanente de uma identidade pessoal, por isso, é tão importante investir na pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência. Com isso, podemos ressaltar que o Pibid tem contribuído de maneira bastante significativa para a formação de professores, por meio de experiência adquirida pelos graduandos, melhorando a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica”.

Se o programa não for afetado pelos cortes orçamentários, um novo edital deverá ser lançado e assim constituída uma nova equipe do Pibid no Campus.

Confira alguns registros de atividades que foram desenvolvidas durante esse período de 18 meses.