O Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU Lab Maker) do IFMG Campus Formiga é um dos contemplados da Fase 2 da Chamada Pública do Edital nº 35/2020 do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

O resultado da classificação final das propostas submetidas ao MEC para ampliação dos Lab Makers de todo o Brasil foi divulgado no dia 31 de agosto. O projeto do IFMG Campus Formiga ficou em 5º lugar entre os 82 que foram apresentados pelos institutos federais e cefets de todo o país.

O Coordenador da Equipe Gestora do LICEU, Miguel Peres, afirma que o projeto permitirá a expansão do Lab Maker com a aquisição de mais equipamentos como impressoras 3D, cortadoras CNC e de vinil, notebooks, kits de robótica e de prototipação eletrônica, além de conjuntos de ferramentas de marcenaria e de eletrônica.

Serão quase 200 mil reais em novos equipamentos para o Lab Maker”, afirmou Miguel, que aproveitou para agradecer o empenho de todos os membros da Equipe Gestora na construção do projeto: “foi um trabalho árduo de todos, mas no final nosso esforço está sendo recompensado”.

Sobre o LICEU Lab Maker

O LICEU Lab Maker faz parte da Rede Maker do Ministério da Educação (MEC), composta por 113 ambientes de inovação espalhados pelo Brasil. O Projeto Rede Maker visa promover um ambiente favorável à disseminação de novas abordagens de ensino-aprendizagem, incluindo metodologias ativas e à formação de um ecossistema de inovação na Educação Profissional e Tecnológica.

De acordo com o MEC, o projeto objetiva “auxiliar os profissionais da educação no desenvolvimento da cultura learning by doing (aprendendo fazendo), levando-os a refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos. Toda essa metodologia também atua para permitir que o estudante se torne protagonista no processo de ensino-aprendizagem e que haja o estímulo às necessidades da sociedade onde a unidade acadêmica está inserida”.

Para o chefe do Setor de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (SEIPPG) do IFMG Campus Formiga, Ulysses Rondina, essa importante conquista reflete o nível de maturidade alcançado pela equipe de gestão do LICEU Lab Maker no desenvolvimento de atividades ligadas as temáticas de pesquisa, extensão, ensino, inovação e empreendedorismo. “Através do comprometimento, seriedade e competência, o LICEU Lab Maker tem contribuído para o posicionamento do IFMG Campus Formiga como um dos principais agentes do ecossistema empreendedor e de inovação da cidade de Formiga e região”.