O Centro de Memória do IFMG vai promover virtualmente, nos dias 05 e 06 de outubro, o seminário “Memórias no Plural: pesquisas, discussões, abordagens e possibilidades das memórias em instituições escolares”. Os interessados podem se inscrever gratuitamente clicando aqui.

No primeiro dia, os participantes irão discutir as diferentes abordagens e possibilidades das memórias em instituições escolares, tais como, as experiências do Centro de Memória do IFMG, do Centro de História, Memória e Documentação do IFPE e o Núcleo de Memória do IFRS. E, no dia segundo dia, haverá divulgação das ações de pesquisa e extensão nas áreas de memória e patrimônio realizadas no IFMG.

Veja a programação abaixo:

05 de outubro às 19h| Mesa de abertura | Centros de Memória e documentação: experiências e possibilidades

O conceito de memória é bastante presente em vários debates e produções historiográficas, como também se acirram os debates e disputas pelas memórias de instituições, fenômenos e eventos. Assim, a mesa redonda em questão, os caminhos, desafios, soluções e conceitos basilares de cada uma das instituições serão tema para troca de informações e engrandecimento do debate sobre as instituições ligadas à memória e o papel que devem cumprir.  

06 de outubro de 13h30 às 15h | Mesa-redonda “História e Memória”

- Silêncios e Sussurros: A História de São Evangelista Sob Novas Tessituras - Camila Similhana Oliveira De Souza

- Laboratório de Tecnologias Sociais - Ação Espaço da Memória -  Roxane Sidney Resende de Mendonça

- História Oral e Mundos do Trabalho do IFMG - Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira

06 de outubro de 15h30 às 17h | Mesa-redonda  “Espaços de Memória” 

- Catalogação e organização do acervo de minerais e rochas do Museu de Congonhas/MG: contribuição à divulgação da história da mineração na cidade e em seu entorno -  Maristella Moreira Santos

- A Ponte para História: dos trilhos aos livros - Leonardo de Paiva Barbosa

- Museu Histórico Institucional do IFMG – Gabriel Abílio de Lima Oliveira