Na noite de quarta-feira, 19 de outubro, o IFMG campus Formiga deu início a mais uma edição da Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia, a décima primeira realização do evento, que é o mais tradicional do campus. A cerimônia de abertura oficial aconteceu no Centro de Eventos da Acif/CDL e contou com a presença de autoridades do campus, empresas parceiras, alunos, servidores e comunidade externa.

Abrindo o evento, o diretor-geral do campus Formiga, Washington Santos, além de agradecer a todos que organizaram a Jornada e contribuíram para a sua realização, destacou o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C e T), que é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, na qual a Jornada está inserida. Ao falar sobre a importância da ciência e do desenvolvimento de novas tecnologias para o país, o diretor-geral ressaltou o papel do IFMG e dos estudantes neste contexto.

Ulysses Rondina Duarte, chefe do Setor de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do campus Formiga abordou a grandiosidade da Jornada ao mencionar a quantidade de pessoas que estão envolvidas na organização deste evento e fazer os agradecimentos a estes profissionais e aos parceiros, que através de patrocínios, propiciaram a conclusão de diversas atividades, como a cerimônia de abertura.

Os apoiadores da Jornada destacaram a importância da realização de eventos como este para a formação dos estudantes, bem como o fato destes procurarem se capacitar sobre temas importantes na atualidade, como empreendedorismo, educação financeira, novas tecnologias. Também mencionaram o quanto o IFMG é essencial para a comunidade formiguense.

O Sebrae/MG foi representado pelo gerente regional Leonardo Mól de Araújo; André Monteiro, esteve representando o Grupo MRA; do Sicoob Credifor esteve presente Bruno Gomes; e da empresa Célula Web o representante foi Chrystian Rezende.

Durante a cerimônia de abertura foi realizada a entrega do certificado aos trabalhos premiados no Seminário de Pesquisa e Inovação (SemPi). Veja a lista dos vencedores:

Área de Matemática - “Modelagem atemática estatística sobre a evolução da covid-19: uma comparação entre as regiões Sul e sudeste do Brasil antes e depois do início da vacinação” de Júnia Gabrielly Alves Castro, Vinícius Pedro Damasceno, Richard Archimedes Alves e Luzia Aparecida da Costa.

Área multidisciplinar - “Paulo Freire nas licenciaturas do IFMG: uma análise de conteúdo", dos autores Tamires Vilela Ferreira e Thais Oliveira Duque.

Área de Ciência da Computação - “Desenvolvimento de um sistema de negociação automatizada para aplicação em mercado financeiro” - Yuri Gandra Santos, Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni e Mario Luiz Rodrigues Oliveira.

Área de Engenharia - “Influência de geradores eólicos e painéis fotovoltaicos na curva qv em sistemas de distribuição de energia elétrica” - Renan Souza Moura, Cristian Adolfo Alves e Geiciani Natália da Silva Borges.

O palestrante da noite, Dudu Obregon, que atualmente é professor, autor e idealizador de um material didático de empreendedorismo criativo, que ressignifica a educação no ensino médio, trouxe sua inovação para a sua palestra. De maneira descontraída ele abordou assuntos ligados à ciência, empreendedorismo, inovação e aprendizagem os quais ele acredita que são pilares para colher futuros melhores, por isso, ressalta para os estudantes, a importância do movimento, de serem protagonistas da vida que pretendem e buscam ter.

As atividades da JECT continuam no campus Formiga nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, com palestras e minicursos nas áreas de conhecimento que a instituição possui.