Os estudantes da turma 2021(segundo ano) do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica concluíram o “Projeto Interdisciplinar II” no dia 11 de novembro, que envolveu as disciplinas de Instalações Elétricas e Eletrônica. O projeto foi orientado pelos professores Lucas Frederico Jardim Meloni e André Roger Rodrigues e consistiu em um sistema de captação de águas de chuva para irrigação.

O projeto foi desenvolvido de maneira conjunta pela turma, durante todo o ano de 2022, e contou com diferentes etapas. Na primeira, os alunos realizaram uma pesquisa sobre sistemas de armazenamento de águas das chuvas, inclusive no sistema já presente no campus. Durante a segunda etapa foi desenvolvida a modelagem 3D e, do fim da segunda etapa até o final da terceira foram realizadas as construções do protótipo, que incluíram telhado e calha, conexão de motobomba e caixas d'água e controle de nível.

O protótipo, que ficará operando continuamente no Campus, foi construído aproveitando materiais que a instituição já possuía, e os demais itens foram doados pelos professores orientadores do projeto.

O professor Lucas Meloni ressalta que neste projeto foi possível que os alunos desenvolvessem habilidades manuais, além de utilizarem ferramentas diversas e sentirem um pouco da realidade profissional durante o curso, antes de ingressarem ao mercado de trabalho.