Dentre as 67 propostas aprovadas no edital 65/2022 da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRPPG) do IFMG, cinco são do Campus Formiga. Este foi o primeiro processo seletivo 2023 relativo ao Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa. Para este edital, foram aportados recursos na ordem de R$ 560 mil, oriundos do orçamento próprio dos campi, da Reitoria e também de agências externas de fomento.

O início dos trabalhos de pesquisa está previsto para o mês de março e a duração pode variar de acordo com cada projeto. Os coordenadores podem selecionar bolsistas e voluntários para auxiliarem nas atividades. O valor das bolsas pode ser de R$200,00 (estudantes de ensino médio); R$550,00 (estudantes de cursos superiores) e R$1.500,00 (estudantes de pós-graduação).

Confira os projetos aprovados do Campus Formiga:

Coordenador

Aplicação de machine learning e de métodos de otimização na seleção de carteiras de investimentos no mercado brasileiro

Lélis Pedro Andrade

Desenvolvimento de um Dispositivo de Proteção contra desbalanceamento de corrente em Motores de Indução Trifásicos

Marcus Vinícius Paiva

Impacto da utilização de carros elétricos em sistemas de distribuição utilizando o software OPENDSS.

Renan Souza Moura

Modelagem de sistemas com statecharts e montagem de protótipo

Gustavo Lobato Campos

Uso de tecnologia embarcada com baixo custo aplicada ao Ensino da Física

Fabrício Daniel Freitas

Entre outros objetivos, o Programa visa propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de pesquisa e de inovação, por meio da iniciação tecnológica e de pesquisa, além de contribuir para a formação de recursos humanos com o intuito de fortalecer a capacidade de pesquisa e inovação do País, por isso, parabenizamos os responsáveis pelas propostas aprovadas e desejamos bons trabalhos de pesquisa!