Estudantes dos três anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio realizaram as provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em sua 17ª edição. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

O exame da primeira fase foi aplicado pelos estudantes bolsistas do Programa Institucional de Incentivo à Docência (Pibid) no Campus, no dia 30 de maio. Os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 8 de outubro.

A primeira fase é composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda terá uma prova discursiva de 6 questões.

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

A Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é a maior competição científica do país destinada a estudantes dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio.