Perder alguém que amamos nunca é fácil e lidar com essas perdas pode ser algo muito mais doloroso quando o luto é enfrentado de forma individual. Compreendendo a complexidade desse momento e buscando proporcionar apoio diante das recentes perdas irreparáveis em nosso campus, a Direção-Geral, a Direção de Ensino e o Setor de Gestão de Pessoas uniram esforços para criar um espaço de reflexão, que ocorreu ontem, dia 23 de agosto, no Auditório Professora Ana Paula Carraro Borges.

O evento, conduzido pelo Núcleo de Psicólogos do IFMG, reuniu profissionais comprometidos em oferecer suporte emocional. Estiveram presentes Marcelle Barros (Sabará), André Ribeiro (Congonhas), Rosalva Martins (Betim) e Heloisa Pereira (Bambuí), junto à psicóloga do Campus Formiga, Viviane Gonçalves.

Sob o tema "Cultivando o Cuidado de Si e do Outro no Campus Formiga", o encontro proporcionou um espaço de reflexão sobre a abordagem e superação das fases do luto, seja em um contexto de trabalho ou no âmbito familiar. Além das orientações oferecidas pelos profissionais, os servidores presentes compartilharam suas vivências, permitindo a troca de experiências sobre angústias, medos e estratégias pessoais para enfrentar o luto.

A psicóloga do Campus, Viviane Gonçalves, enfatiza a importância do evento como uma plataforma de apoio e compreensão. Ela ressalta que o encontro proporcionou um ambiente seguro para que os servidores pudessem expressar suas emoções e encontrar formas de enfrentar essa jornada desafiadora. “Agradeço aos colegas do NUPSI-IFMG pelo que encontro que foi ótimo e propiciou aos servidores um espaço de acolhimento e cuidado. Saímos de lá afetados e revigorados após a reflexão sobre a importância de se cuidar e de olhar cuidadosamente para o outro, sobretudo no nosso espaço de trabalho. Considero essencial promover outros encontros e cultivar espaços de expressão e acolhimento para a comunidade acadêmica. Isto nos aproxima e fortalece”, finaliza.

Segundo a servidora Josiane Rosa, "conversar sobre a importância de cuidarmos de nós mesmos e uns dos outros é essencial. Passamos por perdas recentes, estamos muito sensibilizados e precisávamos deste apoio profissional para lidar com esses acontecimentos e vivenciar o luto de forma transformadora. A Ana Paula e a Cristina fazem parte da história do campus Formiga e a saudade delas é imensa, proporcional à importância que têm para nós. O trabalho das duas sempre se destacou e foi exemplo de como uma Instituição, por meio das pessoas que fazem parte dela, pode mudar e marcar a vida de muitos. Agradeço aos psicólogos do IFMG que se dispuseram a vir ao campus e realizar este momento tão importante".

A iniciativa do IFMG Campus Formiga demonstra seu compromisso não apenas com o desenvolvimento profissional, mas também com o bem-estar emocional de sua comunidade. Através desse espaço de reflexão, os servidores puderam encontrar conforto na conexão mútua e na troca de apoio, reforçando o espírito colaborativo e solidário que deve permear a instituição.