O IFMG divulga nesta quinta-feira, 24 de agosto, os editais do Processo Seletivo 2024 (exame de seleção e vestibular) com oportunidades gratuitas nos 18 campi da instituição para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, técnicos profissionalizantes e de graduação. O ingresso dos novos estudantes será no 1º semestre letivo de 2024.

São mais de quatro mil vagas e 117 cursos ofertados nas cidades de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. O período de inscrição começa no próximo dia 4 de setembro e segue até 19 de outubro.

Neste certame, as regras da seleção podem ser conhecidas por meio da leitura dos editais 60/2023 (graduação) e 61/2023 (cursos técnicos). Para ingresso nos cursos técnicos (nas modalidades integrado e subsequente ao Ensino Médio), os candidatos serão avaliados presencialmente mediante uma prova a ser realizada no dia 3 de dezembro de 2023. Já a seleção dos cursos de graduação utilizará as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014 a 2023). Para parte dos cursos de graduação, também haverá a opção de ingressar pela análise de desempenho escolar mais prova de redação online.

Vagas

Das vagas totais disponibilizadas, 2.945 estão distribuídas em 66 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental) e cursos técnicos profissionalizantes (para quem possui o Ensino Médio completo), além de 2.042 vagas para aqueles interessados em ingressar em um dos 61 cursos de graduação.

Inscrições

O Processo Seletivo 2024 será gerido pela Fundação Cefet Minas (FCM), contratada via licitação pelo IFMG. O sistema de inscrições será hospedado na página da fundação, a partir de 4 de setembro, por onde os candidatos deverão fazer o cadastro e escolher o curso.  A taxa de inscrição será de R$50, mas pedidos de isenção desse valor poderão ser solicitados até o dia 26 de setembro.

Conforme os editais 60/2023 e 61/2023, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:

Cursos-vagas-IFMG-2024.jpg

Além de apresentarem detalhes sobre os cursos disponíveis e as oportunidades de ingresso, os editais contêm informações cruciais referentes à política de cotas, cronograma completo do vestibular e o conteúdo que será abordado nas avaliações. É fundamental que todos os candidatos façam a leitura atenta desses documentos. No caso de estudantes surdos que necessitarem esclarecer dúvidas ou tratar de qualquer questão relacionada, é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse os editais nos links abaixo:

Edital 60/2023 Cursos de Graduação

Edital 61/2023 Curso Técnicos ( Ensino Médio / Técnico Profissionalizante)