As visitas técnicas são parte integrante da formação dos estudantes no IFMG campus Formiga e quinze alunos do curso de Engenharia Elétrica puderam participar de mais uma experiência, desta vez sob a orientação do professor Patrick Santos de Oliveira, conheceram a subestação de transmissão de energia elétrica da Cemig, localizada na cidade de Pimenta/MG.

A visita foi realizada no dia 30 de maio deste ano e fez parte dos conteúdos das disciplinas de Qualidade de Energia Elétrica e Sistemas Elétricos de Potência, desta forma os estudantes puderam transformar conceitos teóricos em uma experiência palpável. Os alunos conheceram a operação real dos sistemas elétricos, podendo perceber, de perto, a importância da qualidade de energia e a complexidade dos sistemas de potência.

Para o professor Patrick Oliveira foi “uma alegria ver nossos alunos se envolverem ativamente com o conhecimento. Essa experiência não apenas fortalece sua base educacional, mas também inspira a paixão pelo campo da engenharia elétrica e abre portas para futuros desafios." Essa visita também é parte das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) que está sempre empenhado em criar experiências motivadoras e formativas para os alunos, destacando que "ensino não se realiza somente em sala de aula!"

Os alunos aprovam as visitas e destacam a importância delas para a formação acadêmica. Para o estudante Lívio Diniz, “a visita a subestação foi de muito proveito na disciplina de Sistemas Elétricos de Potência e na minha formação, pois vimos na prática como funciona uma subestação de alta tensão e como é feito todo controle, garantindo assim estabilidade e menor chance de apagões nas cidades que são alimentadas. Tivemos a oportunidade de ver na prática as aplicações vistas em salas como cálculos em PU, componentes simétricas e vimos também as formas de comunicação via frequências aplicadas nas redes de transmissão entre outros”.

Durante o tempo em que permaneceram na subestação, os visitantes utilizaram equipamentos de proteção individual (EPIs) garantindo a segurança deles e das operações. Este e outros fatores contribuíram para que o aluno João Vitor ficasse impressionado com o que viu. “Foi a minha primeira experiência com subestações, conheci o rigor com a segurança e o controle em todos os processos da subestação, isso, visando controlar os riscos presentes no local. Além disso foram apresentadas questões operacionais das linhas, a exemplo da linha que sai para alimentar a cidade de Piumhi, que em dias ensolarados se auto sustenta, dado o grande número de usinas fotovoltaicas situadas na região”.

Na subestação os visitantes estiveram também na sala de controle, ambiente que tem todos os comandos de operação e controle dos equipamentos presentes na área externa. Diante da magnitude do local, os futuros engenheiros puderam ter uma apresentação do que os espera no mercado de trabalho.

O IFMG Campus Formiga reafirma seu compromisso com a educação completa e por isso apoia a realização de visitas técnicas por meio do Setor de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós Graduação (SEIPPG) e ofertando o transporte aos estudantes.