Informe-se sobre as etapas de preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Coordenadores de curso devem verificar cadastro dos estudantes concluintes até 31 de agosto.

Alunos do IFMG que estão concluindo a graduação participarão, neste ano, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. A prova será aplicada no dia 26 de novembro, mas as etapas de preparação já estão em andamento. Até o dia 31 de agosto, o sistema (enade.inep.gov.br) está liberado para que os coordenadores de curso verifiquem o cadastro dos estudantes concluintes habilitados para o exame. Caso seja preciso fazer retificações, elas deverão ser realizadas até a próxima quinta-feira. O acesso é feito por meio do login criado no Portal Gov.br.

Os estudantes também podem checar se seus dados estão corretos, acessando o sistema (enade.inep.gov.br). Para qualquer dúvida ou auxílio, deverão procurar o coordenador ou coordenadora do seu curso.

No IFMG, os cursos que serão avaliados serão os seguintes:

• Agronomia (campi Bambuí e São João Evangelista)
  • Arquitetura e Urbanismo (Campus Santa Luzia)
  • Engenharia Ambiental e Sanitária (Campus Governador Valadares)
  • Engenharia Civil (campi Governador Valadares, Piumhi e Santa Luzia)
  • Engenharia de Alimentos (Campus Bambuí)
  • Engenharia de Controle e Automação (campi Betim, Ibirité e Sabará)
  • Engenharia de Produção (campi Bambuí, Congonhas e Governador Valadares)
  • Engenharia Elétrica (campi Formiga, Ipatinga e Itabirito)
  • Engenharia Florestal (Campus São João Evangelista)
  • Engenharia Mecânica (campi Arcos, Betim e Congonhas)
  • Medicina Veterinária (Campus Bambuí)
  • Zootecnia (Campus Bambuí)
  • Tecnologia em Gestão Ambiental (Campus Governador Valadares)

Após essa etapa de conferência do cadastro dos concluintes, o sistema do Enade ficará aberto para que os estudantes façam solicitação de atendimento especializado e tratamento por nome social no dia da prova. Esses pedidos deverão ser feitos no período de 1º a 8 de setembro de 2023.

A partir de 1º de setembro, os participantes deverão responder o Questionário do Estudante. O preenchimento é obrigatório e indispensável para a regularidade do aluno no Enade 2023. O prazo para preenchimento deste questionário vai até novembro.

Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Esses três componentes avaliativos permitem aferir a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras. O objetivo é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional desses estudantes.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.

Edital 37/2023 - clique e acesse o cronograma completo do Enade