As visitas técnicas são recursos utilizados pelos professores para demonstrarem situações discutidas em sala de aula de forma prática e no mercado de trabalho. Os estudantes dos cursos técnicos também realizam visitas com as mais diferentes finalidades.

Apresentamos a visita técnica realizada no dia 18 de agosto, onde 22 alunos do curso técnico integrado em Eletrotécnica puderam conhecer as instalações em Formiga/MG, da empresa multinacional Carmeuse, que possui uma fábrica de cal no município. A visita foi proposta pelo professor Patrick Santos de Oliveira, no conteúdo da disciplina de Eletrotécnica II.

Na empresa, o grupo foi recebido pelos colaboradores da Carmeuse e acompanharam uma apresentação e uma palestra sobre os produtos durante o processo de fabricação; na sequência visitaram o laboratório de análises, onde aprenderam sobre as análises que são vitais para a qualidade da produção de cal e, por fim, conheceram o chão de fábrica, desde o pátio de lenha até a produção da cal virgem e o processo de calcinação do calcário em dois fornos. Também conheceram o produto Neutramol, uma cal líquida já pronta para ser adicionada em vários processos.

O estudante Bernardo Oliveira Mendonça resumiu a experiência: "a visita à Carmeuse agregou muito à minha formação. Quebrou a imagem de indústrias sujas e perigosas. O laboratório me fascinou, com aparelhos tecnológicos incríveis. Foi totalmente positivo e espero visitar lugares como Furnas e outras fábricas."

Os visitantes agradecem ao Setor de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (SEIPPG) do Campus por todo o apoio e ao Campus pela disponibilização do transporte.  A visita também é parte das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) que está sempre empenhado em criar experiências motivadoras e formativas para os alunos, destacando que "ensino não se realiza somente em sala de aula!"