O Polo de Inovação IFMG lançou um novo vídeo institucional para mostrar o quanto cresceu nos últimos anos. Desde o último vídeo, desenvolvido em 2018, o Polo IFMG passou por diversas fases, de estruturação e de consolidação, até se tornar uma unidade da Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), órgão ao qual é credenciado para atuar na área de “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”. O crescimento veio acompanhado de novos contratos e parcerias com diversas empresas que investem em inovação. O Polo IFMG expandiu a sua atuação por outras cidades mineiras e até para outros estados do país.

O roteiro do novo vídeo institucional, assim como no primeiro vídeo criado em 2018, pretende reforçar a ideia de que “movimento e inovação percorrem o mesmo caminho” e que pelo “movimento a vida se constrói”. Com isso, o Polo IFMG pretende levar tecnologia e inovação para as empresas que estão à frente do tempo.

A criação e o roteiro do vídeo foram desenvolvidos pela jornalista Cíntia Ammária, que também é servidora do Polo de Inovação. A produção do vídeo foi realizada pela Produminas, empresa ganhadora do processo licitatório. Contendo 5min40s, o vídeo institucional mostra um resumo das principais atividades realizadas no Polo IFMG de 2017 até os dias atuais, destacando as empresas parceiras, professores e alunos beneficiados com projetos de inovação.

A produção do vídeo foi seguindo a analogia de que movimento corresponde à evolução que o Polo de Inovação IFMG, cuja área de competência é em “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”, baseou-se para desenvolver o roteiro do seu primeiro vídeo institucional. O vídeo é narrado em português e legendado também nos idiomas português e inglês.

O vídeo institucional do Polo de Inovação IFMG pretende levar a mensagem de que movimento está ligado à inovação. “Foi certamente pela necessidade de movimento e de expansão que o homem criou a roda, uma das grandes invenções do Planeta Terra. Entendemos que movimento significa evolução. Movimento é vida”, enfatizou a jornalista.

Além de divulgar o Polo de Inovação IFMG como instituição que produz pesquisas científicas e inovações tecnológicas, o objetivo do vídeo foi ressaltar ainda que o Polo é capaz de aproximar o instituto à indústria. “A finalidade do vídeo é, sem dúvidas, divulgar o Polo como instituição, porém, bem mais que isso, é mostrar para o empresário que inovar significa ser parceiro do Polo de Inovação, que possibilita a criação e o desenvolvimento de novas tecnologias veiculares e de mobilidade. No modelo de negócios do Polo de Inovação e da Embrapii [Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial], as empresas recebem projetos de inovações tecnológicas e o IFMG recebe problemas reais da indústria. O trabalho em conjunto resulta na geração de novas tecnologias e de riquezas para o país”, ressaltou o diretor Geral do Polo, Alexandre Pimenta.

Por meio do modelo Polo/Embrapii, professores experimentam seus conhecimentos e estudantes aprimoram o aprendizado. Várias mentes pensantes que criam o ambiente perfeito para as descobertas de novas tecnologias veiculares e de mobilidade. Isso permite que conhecimentos do IFMG alcancem o mercado de trabalho, gerando inovações que criam empresas mais competitivas e eficientes. O vídeo também pode ser visualizado no canal do Polo IFMG no Youtube.

Crescimento

Há 5 anos,  quando foi criado o primeiro vídeo institucional, o Polo IFMG mostrava que movimento e inovação percorrem o mesmo caminho. O tempo passou e com ele veio a maturidade de que a evolução não pode parar. O Polo IFMG cresceu e os números comprovam. De 2017 a agosto de 2023, foram assinados 15 contratos com empresas, mais de 50 propostas técnicas foram realizadas, e quase 30 pesquisadores de vários campi do IFMG estiveram envolvidos em projetos de pesquisa. Além disso, quase 30 alunos puderam colocar em prática o conhecimento adquirido na sala de aula.

Por meio do modelo Polo/Embrapii, professores experimentam seus conhecimentos e estudantes aprimoram o aprendizado. Várias mentes pensantes que criam o ambiente perfeito para as descobertas de novas tecnologias veiculares e de mobilidade. Isso permite que conhecimentos do IFMG alcancem o mercado de trabalho, gerando inovações que criam empresas mais competitivas e eficientes.

As duas versões do vídeo podem ser visualizadas também no canal do Polo de Inovação no Youtube e em sua página no Facebook.

Assista o novo vídeo institucional do Polo IFMG