38 estudantes do primeiro ano do curso técnico integrado em Administração visitaram na sexta-feira, dia 22 de setembro, o Parque Nacional da Serra da Canastra – cachoeira Casca d’Anta. A visita integra as atividades da disciplina de Desenvolvimento e Sustentabilidade, ministrada pelo professor Anderson Alves Santos. A professora Jaqueline Vieira Lopes também acompanhou os estudantes.

Além de fomentar o entrosamento social, esse tipo de atividade possibilita uma aula extramuros, proporcionando uma percepção mais apurada do que foi ministrado em sala de aula e a relação de conteúdos vistos de forma teórica na realidade do campo.

Para a estudante Sofia D’Alessandro foi uma experiência como nenhuma outra. “Além de conhecimento sobre a preservação do ambiente e todos os benefícios que pode trazer as nossas vidas, tanto com o contato com a natureza bem como o entrosamento de laços sociais entre pessoas da sala, que terão um convívio por mais dois anos e alguns meses. A aula de fora da sala é uma aula produtiva e de extrema necessidade”, relata.

A visita ao Parque foi conduzida pelos docentes organizadores, que iniciaram com uma pequena trilha e apresentaram assuntos discutidos em sala. Logo em seguida foi realizado um piquenique fomentando o entrosamento. Em seguida foi realizada outra trilha, com destino à Cachoeira Casca d'Anta e durante a mesma foi apresentado a diversidade de biomas e a importância da preservação ambiental como forma de minimizar impactos ambientais. Durante toda a visita foi ministrada aula de campo.

O professor Anderson Santos destaca que a visita transcorreu muito bem, com ampla participação dos discentes, que se mostraram interessados em todas as informações prestadas durante o tempo. Outro ponto que o professor ressalta é a percepção de que o entrosamento entre os estudantes foi fortalecido.

A visita teve o apoio do Setor de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (SEIPPG).