Com as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SISU) prestes a começar, o IFMG divulgou nesta quarta-feira, 3 de janeiro, a abertura de 885 vagas para diversos cursos de graduação, sendo 337 vagas na modalidade de ampla concorrência e 548 vagas pela reserva de vagas (cotas). 

Clique Aqui | Acesse a Página do SISU no IFMG

São 51 cursos superiores que estão distribuídos nos seguintes campi: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. 

Clique Aqui | Edital 03/2023 - Sisu 2024

Clique Aqui | Termo de Adesão

Clique Aqui | Anexo III - Termo de Comprovação de Renda

Clique Aqui | Anexo V - Formulário de Autodeclaração 

 Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pelo IFMG, por meio do SISU, devem ter participado da edição de 2023 do Enem, bem como não ter zerado a prova de Redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002, e não ter participado do Enem 2023 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.  

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.  

Os candidatos devem acompanhar a página do SISU (clique aqui) e conferir a convocação dos aprovados nas vagas. O resultado será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso (clique aqui).  

Matrículas - O IFMG tem uma plataforma digital de matrículas. Os aprovados devem acessar o site (clique aqui), preencher as informações e enviar toda a documentação exigida digitalizada. É importante salientar que cabe exclusivamente ao candidato acompanhar as publicações na página do campus em que realizou a inscrição. 

 

Clique Aqui | Portal de Matrículas do IFMG

 

Cronograma Sisu 2024 

Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024. 
Resultado: 30 de janeiro de 2024. 
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.  
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.