Nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Campus Formiga sediou o primeiro encontro de 2024 do Comitê de Pesquisa do IFMG, reunindo representantes da área de todos os campi da instituição.

O evento começou na manhã do dia 20 com um café e as boas-vindas do diretor-geral do Campus, Patrick Oliveira. Na sequência foi ministrado o curso: conceitos básicos de inovação. Entre as atividades do período da tarde estiveram visita às instalações do Polo de Inovação do IFMG e laboratórios de pesquisa, além da discussão de tópicos como editais de incentivo à pesquisa e inovação e realização de cursos.

Na quarta-feira foram realizadas apresentações da chamada para formação de banco de projetos e outras chamadas, além de formação para uso do SUAP, módulo Pesquisa.

Gislayne Gonçalves, pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFMG, destacou a importância de se realizar encontros presenciais nos campi, não só por reunir todos os representantes da área, mas também para que se conheça a estrutura física e de pesquisa da unidade. Sobre o Comitê, a pró-reitora afirmou que novos membros foram inseridos para que ele fique representativo também nos assuntos ligados à pós-graduação, inovação e empreendedorismo e assuntos internacionais.

Para o chefe do setor de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do campus, Rafael Nóbrega, com a realização da reunião presencial do Comitê de Pesquisa e Inovação do IFMG no campus Formiga, foi possível aproximar a Reitoria e os demais campi da realidade da nossa instituição. “Além disso, o Comitê é um importante instrumento para alinhar as diretrizes do IFMG todo, e assim, propor e/ou conduzir ações alinhadas com as dores de cada campus. Por fim, foi possível apresentar aos membros do Comitê, a estrutura de Pesquisa e Inovação presente no campus Formiga, por exemplo, o Polo de Inovação e o LICEU-LabMaker, destacando a possibilidade dos servidores do IFMG participarem de projetos de pesquisa e inovação em ambas entidades”, finalizou.

Por fim, o diretor-geral, Patrick Oliveira destacou que foi uma satisfação para o campus Formiga ter todos os representantes da área da pesquisa em nossa instituição discutindo temas tão pertinentes da área.