A alegria do reencontro presencial marcou o IX Encontro Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o III Encontro da Residência Pedagógica do IFMG, sediado em 2024 pelo Campus Ouro Branco. O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de março com cerca de 400 participantes.

O Campus Formiga do IFMG foi representado por pibidianos, residentes e professores, reforçando o compromisso da instituição com a educação de qualidade e a formação docente. Entre os presentes estavam os professores Alex Eduardo Andrade Borges, Chrisley Bruno Ribeiro Camargos, Jaqueline Vieira Lopes e Thais Oliveira Duque, além de 11 alunos do curso de Licenciatura em Matemática.

A cerimônia de abertura, com destaque para a palestra "Inclusão e os desafios em sala de aula" pelo Professor Antônio Marcos Murta, pontuou a relevância da educação inclusiva. O sábado foi repleto de atividades, com diversas oficinas e minicursos pela manhã, e apresentações de trabalhos no decorrer do dia. O encerramento, realizado após o almoço do sábado, foi marcado pela palestra da professora Glaucia do Carmo Xavier sobre "Educação intergeracional: o que é educação do berço ao túmulo?", encerrando o encontro com reflexões profundas sobre a educação ao longo da vida.

Os participantes do IFMG Campus Formiga relataram que a experiência foi extremamente proveitosa e interessante, valorizando a oportunidade de voltar aos eventos presenciais, onde puderam aprender e conviver. “Lá, eu convivi, em dois dias, com pessoas de outros campus do IFMG, com outras áreas de estudo e, em todas as conversas de que participei, todas as apresentações, vi que as dificuldades são muito parecidas com as que enfrento na minha residência pedagógica. Todos queixam-se das dificuldades devido à base escolar dos alunos e todos buscam, com criatividade, fazer com que os alunos interessem-se pelas aulas” é o que relata Paulo Pacheco, estudante da Residencia Pedagógica que está no sétimo período do curso de Licenciatura em Matemática.

Esse encontro reforçou o papel vital que o PIBID e a Residência Pedagógica desempenham na construção de uma base sólida para futuros educadores, proporcionando experiências que vão além da teoria, ao tocar a prática pedagógica com as mãos da realidade educacional brasileira.

Delegação do Campus Formiga

O professor Chrisley Camargos durante fala no evento