O IFMG - Campus Formiga participou, no último sábado, 01/11, do Divinópolis Summit 2025, um dos principais eventos de inovação do Centro-Oeste mineiro. A visita técnica, organizada pelo LICEU LabMaker, levou 10 alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica para uma imersão no evento. Eles foram acompanhados pelos professores Adriano Olímpio Tonelli (Coordenador do LICEU) e Carolina Greco.

Realizado pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura de Divinópolis, o Summit reuniu startups, investidores e mentores para fortalecer o ecossistema de inovação regional. A programação, em dois palcos simultâneos, incluiu palestras, painéis e mostras de startups, com debates sobre inteligência artificial, transformação digital, investimentos e o futuro do trabalho. Um dos destaques foi o "Pitch Final" do programa "Acelera Divinópolis".

A professora Carolina Greco destacou a importância da conexão com o mercado: "eventos como o Summit são fundamentais para que nossos alunos entendam que o conhecimento adquirido nos cursos pode ser transformado em ideias de negócios inovadores. É uma oportunidade única de se aproximar das tendências de mercado e entender como o ecossistema de inovação funciona na prática", afirmou.

Essa conexão é um dos pilares do projeto VUEI (Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação), financiado pela FAPEMIG e executado pelo LICEU para fortalecer a cultura empreendedora e conectar os alunos às oportunidades do ecossistema. No evento, os estudantes puderam conhecer tendências, assistir a palestras e fazer networking com startups e profissionais.

Marlon Victor Leal, aluno do 4º período de Administração, destacou: "consegui tirar vários insights e relacionar os conteúdos com a minha realidade, tanto pessoal quanto profissional. Mesmo ainda não tendo uma empresa, percebi diversas ideias que posso aplicar na empresa em que trabalho e também em projetos futuros. Achei especialmente interessante ver como, com um computador e acesso a ferramentas de inteligência artificial, é possível desenvolver e até monetizar um aplicativo".

Para Júlia Nakano, aluna do 6º período de Ciência da Computação, o evento foi uma grande oportunidade de aprendizado. “Tive a chance de criar novas conexões, conhecer startups que estão começando ou já consolidadas no mercado e me aproximar de alunos do IF que eu ainda não conhecia. Também acompanhei palestras que trouxeram atualizações importantes sobre o mercado e apresentaram tendências que certamente devem ser aproveitadas. Foi um momento de troca, crescimento e inspiração”, relatou.

O LICEU agradece ao IFMG Campus Formiga e ao SEIPPG (Setor de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação) pelo auxílio e apoio aos alunos. Os agradecimentos se estendem ao CITFOR (Centro de Inovação, Tecnologia de Formiga), parceiro que viabilizou os ingressos, e aos organizadores Sebrae Minas e Prefeitura de Divinópolis.

 

Participantes do IFMG campus Formiga durante o Divinópolis Summit 2025