Otoniel Gomes e Polyana Miranda, o matemático Artur Ávila, a aluna Francielly Bento, a professora Maisa Kely de Melo e a aluna Resiane Silveira, no auditório da reitoria da UFMG

No dia 15 de março de 2017, alunos do 3º e do 7º período de Matemática do IFMG campus Formiga, sob a supervisão da professora Maisa Kely de Melo, participaram de uma palestra sobre “Matemática no Brasil: desenvolvimento, lições acumuladas e desafios”, ministrada pelo matemático Artur Avila na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como parte das comemorações de 90 anos da instituição.

Artur Avila é um matemático carioca que concluiu o doutorado, juntamente com a graduação, aos 21 anos e, entre outros prêmios, foi ganhador da Medalha Fields em 2014 – maior honraria da área de Matemática, oferecida a cada 4 anos no Congresso Internacional para um matemático com menos de 40 anos e comparada ao prêmio Nobel. Hoje é pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), em Paris, com diversos trabalhos publicados, principalmente sobre Sistemas Dinâmicos.

Artur falou sobre os muitos aspectos da Matemática no Brasil, da evolução da área no país e da importância da criatividade, bem como sobre a preocupação do bloqueio que se costuma ver nas pessoas com relação à Matemática. Falou sobre sua experiência com as Olimpíadas de Matemática, sobre sua carreira e respondeu a diversas perguntas dos participantes. Após o término da palestra conversou e tirou fotos com os presentes.