Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, o IFMG Campus Formiga promoveu ações com os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Nos dias 18 e 21 de agosto foram realizadas rodas de conversa com a presença dos policiais militares, Fábio e Ana Mamede. Já no dia 24 de agosto, a assistente social Ana Flávia Melilo do Campus Conselheiro Lafaiete trouxe a temática Maria da Penha nas escolas.
A iniciativa teve como objetivo ampliar o diálogo e a conscientização dos estudantes sobre a violência contra a mulher, suas diferentes formas de manifestação, os caminhos para prevenção e a importância do respeito e da construção de relações saudáveis.
As rodas de conversa foram conduzidas por policiais militares do município, que atuaram como mediadores das discussões. As rodas foram organizadas simultaneamente para meninas e meninos, proporcionando espaços de diálogo e reflexão adequados às diferentes perspectivas e experiências. Participaram das atividades estudantes do 2º ano e do 3º ano, no dia 18 de agosto, e do 1º ano, no dia 21 de agosto. As ações ocorreram no Auditório Professora Ana Paula Carraro Borges e na sala 26 do campus.
As palestras com a profissional Ana Flávia trouxeram para a discussão, a lei Maria da Penha, suas atualizações e dados da violência contra a mulher no Brasil. Também no dia 24 foi apresentado o banco vermelho como parte das ações previstas no Plano Institucional. Trata-se de um símbolo de conscientização e mobilização no enfrentamento à violência contra as mulheres e ao feminicídio zero. Sua presença nos espaços institucionais busca promover a reflexão, dar visibilidade ao tema e reforçar o compromisso com a construção de ambientes acolhedores, seguros e respeitosos.
A realização das rodas de conversa reforça o compromisso do IFMG Campus Formiga com a formação integral dos estudantes, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a cidadania, o respeito, a conscientização e a construção de uma sociedade livre de todas as formas de violência contra a mulher. O Agosto Lilás é um convite à reflexão e à mobilização. No ambiente escolar, o diálogo e a informação são ferramentas fundamentais para reconhecer situações de violência, desconstruir comportamentos e contribuir para relações baseadas no respeito e na igualdade.
Rodas de conversa

Palestras: Maria da Penha vai às escolas

Para saber mais sobre a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação do IFMG e acessar os materiais educativos, consulte a página sobre Assédio e Discriminação no portal do IFMG: https://www2.ifmg.edu.br/portal/ouvidoria/assedio-e-discriminacao