No dia 02 de maio de 2017, os alunos do sétimo período do curso de Licenciatura em Matemática tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência diferenciada na aula de Prática de Ensino III, ministrada pela professora Mônica Lana da Paz. Trata-se de uma peça teatral encenada pelos alunos do Ensino Médio (primeiro ano A), cujo objetivo foi provocar reflexões sobre a prática docente. Os alunos do Ensino Médio atuaram como docentes, personagens criados para dizer sobre os seus anseios e desejos em torno do que idealizam sobre a figura do professor de Matemática. Ao término da encenação foi disponibilizado um momento para debate. De um lado, os futuros professores dialogaram sobre as circunstâncias e contingências que o professor vivencia no contexto de trabalho; de outro, os alunos do Ensino Médio explicitaram suas experiências com professores de Matemática e desejos em torno do processo de ensino e aprendizagem. A aluna da licenciatura, Marina Andrade, disse aos alunos:

“Um professor motivado move montanhas para agradar uma turma de alunos, procura sempre preparar aulas cada vez melhores. É importante lembrar também que o retorno que o professor recebe em sua profissão é notar que os alunos realmente aprenderam com suas aulas, e que ficaram satisfeitos com elas. Ainda mais importante é lembrar que o papel do professor não é ensinar determinado conteúdo aos alunos, mas sim, contribuir para a formação dos mesmos para que possam ser o que eles quiserem no futuro.”

Foi um momento muito relevante para a formação dos futuros professores, conforme ilustram os relatos abaixo:

Nunca uma aula de "Prática de Ensino" fez tanto sentido prático. O contato e a possibilidade de um debate com discentes que não estejam sendo nossos alunos no momento, foi uma oportunidade única de falar abertamente o que pensamos como futuros professores.” Marina Andrade Alves – sétimo período do curso de Licenciatura em Matemática.

"Ressalto que adorei a atividade! Foi uma aula divertida, que agregou muito a mim, e tenho certeza que aos meus colegas também. Confesso que jamais imaginei que um debate com os alunos surtiria um efeito tão positivo. Em nome da turma, agradeço pela oportunidade de nos familiarizar com nosso futuro como docentes. Me surpreendi muito! Guardarei essa aula como uma lembrança boa da graduação.” Pedro Henrique Pereira – sétimo período do curso de Licenciatura em Matemática.