O Campus Formiga marcou presença nas atividades da I Semana de Matemática da Universidade Federal de Lavras (UFLA) nos dias 28 e 29 de setembro. O evento ocorreu no Departamento de Ciências Exatas da Universidade com a realização de oficinas e minicursos e apresentação de trabalhos de alunos em pôster e comunicação oral.

Um evento como esse propicia uma relação entre alunos e professores, apresentando através de minicursos, palestras, oficinas e mesa redonda, uma Matemática mais lúdica e interativa. Os vinte estudantes, sendo 19 da Licenciatura em Matemática e 01 da Engenharia Elética, foram acompanhados das professoras Danielli Ferreira Silva e Lúcia Helena Costa Braz.

Conforme explica a professora Danielli Ferreira, o evento foi importante para a formação acadêmica dos licenciandos além de divulgar as pesquisas realizadas no IFMG - Campus Formiga, o que poderá abrir possibilidades para continuidade de estudos em mestrados na Universidade.

"A primeira Semana da Matemática da UFLA foi criada em comemoração aos 10 anos do curso de Licenciatura em Matemática da instituição e, como ex-aluna da segunda turma, fui convidada a participar de uma Mesa Redonda com outros ex-alunos para relatarmos nossa trajetória formativa e profissional. Este momento teve o intuito de apresentar aos licenciandos as possibilidades profissionais para incentivá-los a aproveitarem ao máximo a formação, seja nas disciplinas no curso, seja nas atividades extracurriculares além de motivá-los a continuar seus estudos", destaca a professora.

Os trabalhos apresentados dos estudantes do Campus Formiga foram:

1. a) Comunicações orais:

1 - A música no ensino da lógica e frações - Ludimila Patrícia da Silva de Llamas.

2 - A utilização do software GeoGebra no estudo das funções exponencial e logarítmica: uma experiência com alunos do 2° ano do Ensino Médio - Professora Lúcia Helena Costa Braz.

3 - Otimização de carteiras de investimentos: um estudo sobre as medidas de risco - Gustavo Teixeira de Castro.

1. b) Pôsteres:

1 - A modelagem matemática: uma visão dentro do contexto escolar - Mariana Costa Lourenço e Daiana Luíza de Sá.

2 - A visão do professor de Matemática sobre a aprendizagem dos alunos - Resiane Paula da Silveira.

3 - Uma análise da importância da Matemática em algumas áreas da Cardiologia - Ayanne Oliveira de Castro, Brenda Cristina Almeida e Professor José Sérgio Domingues.

4 - Jogos no ensino aprendizagem de matemática: uma estratégia para o ensino de divisibilidade - Gustavo Teixeira de Castro.

Para a estudante Brenda Almeida, “a visita a I Semana da Matemática foi enriquecedora como um todo. A oportunidade de participar  de um evento que está iniciando, nos proporciona  a oportunidade de perceber a dificuldade  e o empenho de todos para oferecer um evento de qualidade. As palestras, oficinas e minicursos foram todos bem organizados e cativantes. E eu que juntamente com a Ayanne e o professor José Sérgio, apresentamos nosso trabalho em forma de banner, sentimos a valorização do nosso trabalho, o que, academicamente nos estimula muito".

Gustavo Castro afirma que "participar da I Semana da matemática da UFLA foi uma experiência de extrema importância para minha formação, pois além de poder apresentar dois trabalhos, pude participar de palestras e cursos que servirão como inspiração tanto para minha atuação como futuro professor, quanto para futuras pesquisas".

Mais informações sobre o evento em: http://www.dex.ufla.br/isemat/